quinta-feira, 6 de junho de 2019

Romanos 15:4

Romanos 15:4 - Porque tudo o que dantes foi escrito, para nosso ensino foi escrito, para que pela paciência e consolação das Escrituras tenhamos esperança.
PORQUE TUDO. Não há dúvida que o autor desta carta se reporta aos conteúdos literários de cunho religioso dos hebreus, até porque Paulo nesta sua carta aos Romanos se utiliza de muitas das citações do que hoje chamamos de Velho Testamento. Nesta mesma época, os judeus já contavam com uma coleção de livros das Escrituras religiosas em grego, que foi catalogada e traduzida do hebraico para o grego duzentos anos antes da vida de Cristo, na cidade de Alexandria no Egito.

O QUE DANTES FOI ESCRITO. No primeiro século de nossa era cristã haviam entre os judeus três Cânon, que eram eles. O Cânon dos judeus ortodoxos, que era aqueles judeus que só aceitavam os escritos de Moisés como Escrituras Sagradas. O Cânon dos escribas e fariseus, que compõe nos dias de hoje a bíblia dos evangélicos. E por fim o Cânon da dispersão, que eram as escrituras dos judeus que viviam fora da Judeia e em outros países também, o que hoje compõe a chamada bíblia católica.

PARA NOSSO ENSINO. 2 Tim. 3:16 - Toda Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra. Existem inúmeros exemplos no Antigo Testamento que podemos tirar proveito e crescer na fé e confiança em Deus. Tudo isto pode ser visto no capítulo onze de Hebreus.

FOI ESCRITO. Moisés foi divinamente inspirado para elaborar uma grande quantidade de Escrituras de uma importância muito grande para os filhos de Israel, bem como o Salmista Davi e outros tantos, além dos profetas de Deus que deixaram suas contribuições por Escrito ao povo hebreu. E é bom lembrar que, os escritores do Novo Testamento se inspiraram também nos escritos do Velho Testamento e isto é fato.

PARA QUE PELA PACIÊNCIA. Os grandes heróis da fé que viveram durante a velha dispensação nos deixaram seus exemplos de perseverança, que faz com que nós possamos vencer nossas dificuldades do mesmo modo que eles venceram. O testemunho dos antepassados das escrituras nos dá força o suficiente para continuarmos crendo no trabalhar de Deus em favor dos seus filhos e filhas também.

E CONSOLAÇÃO DAS ESCRITURAS. No Velho Testamento nós encontramos muitos casos de pessoas que superaram grandes obstáculos porque viveram pela fé no Deus único e verdadeiro, tais como José filho de Jacó, que teve que passar muitas lutas, mas foi vitorioso na terra de sua aflição. Podemos ainda citar o caso de Davi que foi chamado por Deus para ser rei sobre Israel, e que no final venceu as lutas e batalhas.

TENHAMOS ESPERANÇA. Os bons exemplos de perseverança e de vitória que nós encontramos nas páginas do Velho Testamento nos inspiram a sermos do mesmo modo perseverantes, porque como Deus é fiel para cumprir suas promessas, assim como ele deu vitória aos antigos hebreus, não é diferente com os seus filhos e filhas dos dias de hoje. Pela fé e confiança em Deus, não baixamos a nossa cabeça, mas sempre de bom ânimo batalhamos pelos nossos objetivos, certos de nossa vitória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...