terça-feira, 11 de junho de 2019

Romanos 15:6-7

Romanos 15:6-7 - Para que concordes, a uma só boca, glorifiqueis ao Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo. Portanto recebei-vos uns aos outros, como também Cristo nos recebeu para glória de Deus.
PARA QUE CONCORDEIS. Mais um problema fica apontado pelo apóstolo naquela comunidade cristã, que era justamente a questão das discussões de palavras entre os seus membros. Verdade é que cada um dos servos de Cristo tem sua opinião pessoal sobre diversos assuntos, porem, não deve é haver choque de sermões de uns contra os outros, senão o púlpito da igreja vai se transformar em um palanque eleitoral, com disputas horripilantes de acusações debates inúteis, que não leva a nada.

A UMA SÓ BOCA. O escritor tinha seus informantes na igreja cristã que ficava na capital do império romano, e estava bem informado dos debates acalorado que sempre se repetiam entre os pregadores e ensinadores daquela comunidade cristã. Sua intenção, nesta passagem bíblica era efetivamente padronizar os tipos de pregações que os irmãos deveriam fazer, com todos falando coisas que edificam.

GLORIFIQUEIS AO DEUS E PAI. As contendas de palavras e os choques de opiniões que através das pregações aconteciam, de maneira recorrente naquela igreja, só serviam cada vez mais para enfraquecer o povo de Deus. Em vez dos debates, Paulo recomenda e aconselha que os líderes daquela comunidade cristã usassem das oportunidades para glorificar a Deus nosso Pai, com palavras boas e que edificam.

DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO. Este é um dos títulos mais completos do Filho de Deus, pois fala da pessoa do Messias de Deus e de sua missão. O senhorio de Cristo pode ser visto em toda a extensão do Novo Testamento. Jesus é o nome próprio do Filho de Deus, e quer dizer: Aquele que veio salvar o seu povo dos seus pecados. Já o sobrenome ou adjetivo Cristo, nos ensina sobre a missão do Emanuel de Deus.

PORTANTO, RECEBEI-VOS UNS AOS OUTROS. Ainda que indiretamente, o apóstolo dos gentios retoma a questão da divisão de classe em judeus e gentios naquela igreja. Os judeus diziam que eram superiores aos gentios, porque era o povo das alianças com Deus. Os gentios alegavam que os hebreus haviam sido cortados da comunhão com Deus, e que a aliança da graça era apenas com os gentios do mundo.

COMO TAMBÉM CRISTO VOS RECEBEU. No desejo de ver todas as pessoas salvas, então, queremos que todos aceitem a Cristo como Senhor e Salvador. Mas na realidade Cristo é quem nos aceita junto à família divina, quando cremos no seu nome, como sendo o Messias de Deus e aceitamos de que sua obra perfeita de redenção nos justifica diante da justiça de Deus. Esta é a realidade do evangelho.

PARA GLÓRIA DE DEUS. A união e harmonia entre os leitores de Paulo seriam para glória de Deus, assim como a obra de propiciação e expiação realizadas pelo Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo produziu a reconciliação dos remidos de Cristo com Deus. Paulo destaca que a existência da igreja remida do Senhor Jesus rende muitas glórias ao Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo. Tudo que somos e o que devemos fazer, deve ser para que o nome do nosso Deus seja glorificado em Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...