terça-feira, 11 de junho de 2019

Romanos 15:8

Romanos 15:8 - Digo, pois, que Jesus Cristo foi ministro da circuncisão, por causa da verdade de Deus, para que confirmasse as promessas feitas aos pais.
DIGO, POIS, QUE. Este versículo faz parte de um dos fundamentos importantes do nosso comentário, no que diz respeito ao que temos sustentado de que, o Senhor Jesus veio para implantar uma profunda reforma no judaísmo. Os apóstolos de Jerusalém viveram um momento de transição entre o judaísmo e o cristianismo. Mas foi Paulo e seus amigos de ministério quem na verdade implantou no mundo gentílico o cristianismo histórico. Pouquíssimas pessoas enxergam estas realidades.

JESUS CRISTO. Jesus Cristo é uma e a mesma pessoa, no entanto, Jesus é o nome próprio do Filho de Deus, e quer dizer: Aquele que veio salvar o seu povo dos seus pecados. Já o sobrenome ou adjetivo Cristo, nos fala sobre a missão do verbo de Deus. Paulo está falando do Messias de Deus, o mesmo que as profecias já anunciavam como sendo Filho de Deus, mas que também é o Emanuel, ou seja, Deus entre os homens.

FOI MINISTRO. Certamente o apóstolo dos gentios pode estar pensando no que está escrito em Salmos 110:4 - Jurou o Senhor, e não se arrependerá: tu és um sacerdote eterno, segundo a ordem de Melquisedeque. Ou ainda no que Moisés escreveu em Deuteronômio 18:18 - Eis lhes suscitarei um profeta do meio de seus irmãos, como tu, e porei as minhas palavras na sua boca, e ele lhes falará tudo o que eu lhe ordenar. Jesus Cristo em seu ministério, tanto foi Profeta, como também Sacerdote.

DA CIRCUNCISÃO. Porque Jesus Cristo foi Ministro da circuncisão? Porque ele veio para os que eram seus. Já estava escrito que o Messias de Deus viria para as ovelhas perdidas da casa de Israel, e podemos ver que, durante sue curto ministério de mais ou menos três anos e meio, o Senhor Jesus Cristo não se aplicou a pregar em outro país, senão em Israel. Portanto, o Filho de Deus pregou o evangelho da circuncisão.

POR CAUSA DA VERDADE DE DEUS. Durante o tempo da velha dispensação, nenhuma outra nação do mundo antigo assumiu compromisso de fidelidade com o Criador de todas as coisas, ou aliança, senão unicamente os judeus como nação. Assim sendo, Deus foi falando com Abraão, Isaque, Jacó, Davi, e etc. dos filhos de Israel, que no tempo determinado por Ele, enviaria o seu representante, o Emanuel.

PARA QUE CONFIRMASSE AS PROMESSAS. Podemos conjecturar que o apóstolo dos gentios esteja pensando no que está escrito em Atos 3:25 - Vós sois os filhos dos profetas e da aliança que Deus fez com nossos pais, dizendo a Abraão: Na tua descendência serão benditas todas as famílias da terra. O próximo versículo confirma que todas as famílias da terra foram abençoadas com o pacto abraâmico em Cristo.

FEITAS AOS PAIS. É perfeitamente aceitável que ao se referir aos “pais” o escritor fala de maneira genérica sobre as principais personagens dos patriarcas dos filhos de Israel. Todas quantas promessas foram feitas aos hebreus se cumpriam efetivamente na pessoa bendita de Cristo Jesus. Mesmo sendo rejeitado pelos filhos de Israel, mas os judeus foram os primeiros a serem beneficiados com a vinda do Messias, e a prova disto é que Jesus pregou para os hebreus, e montou seu ministério inicial de judeus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...