terça-feira, 11 de junho de 2019

Romanos 15:9

Romanos 15:9 - E para que os gentios glorifiquem a Deus pela sua misericórdia, como está escrito: Portanto, eu te louvarei entre os gentios, E cantarei ao teu nome.
E PARA QUE OS GENTIOS. A vinda de Cristo para os filhos de Israel foi o cumprimento das promessas de Deus para o eu povo, e a rejeição do Messias pelos judeus também já era de se esperar, é tanto que, várias profecias já apontavam o ministério de Cristo entre os gentios. Os gentios eram para a época em que Cristo se manifestou na terra, as demais nações do mundo, que durante a velha dispensação, não tinham participado das alianças de Deus exclusivamente com os descendentes de Abraão, Isaque e Jacó.

GLORIFIQUEM A DEUS. Cada nações do mundo gentílico tinha suas próprias religiões pagãs, com um panteão muito grande de falsas divindades, em que até mesmo os seus monarcas eram adorados como se deuses fossem. Todavia, depois da vinda de Cristo, este quadro mudou, porque o evangelho das boas novas foi pregado entre os gentios por Paulo e seus amigos de ministério, e o nome do Senhor foi glorificado no mundo.

PELA SUA MISERICÓRDIA. Os gentios só mereciam o castigo e a destruição, porem, ao contrário disto, o Deus de amor estendeu sobre as demais nações do mundo sua bondade, misericórdia e graça. Deus estava em Cristo Jesus reconciliando consigo mesmo o mundo, não imputando aos gentios os seus pecados. Portanto, a abertura da porta da graça de Deus para os gentios foi puro ato de misericórdia da parte de Deus.

COMO ESTÁ ESCRITO. Mais uma vez Paulo usa esta frase como sendo recorrente em seus escritos e mais especificamente nesta sua carta aos Romanos. Com isso, o escritor demostra que suas teses estão de acordo com as promessas de Deus contidas nas páginas do Antigo Testamento. Como Parte de seus leitores eram cristãos vindos do tradicional judaísmo, isso tinha a intenção da dar mais crédito a sua correspondência, uma vez que, os judeus aceitavam tais Escrituras antigas, como vindas direto de Deus.

PORTANTO, EU TE LOUVAREI. Neste caso, o apóstolo dos gentios se utiliza de vários trechos das literaturas religiosas dos hebreus para comprovar que tudo que estava acontecendo quanto à nova aliança da graça de Deus com os gentios estava de acordo com os planos de Deus. Deuteronômio 32:43 - Jubilai, ó nações, o seu povo. Salmos 117:1 - Louvai ao Senhor todas as nações, louvai-o todos os povos.

ENTRE OS GENTIOS. Isaías 11:10 - E acontecerá naquele dia que a raiz de Jessé, a qual estará posta por estandarte dos povos, será buscada pelos gentios; e o lugar do seu repouso será glorioso. Essa raiz de Jessé, se trata do Messias de Deus, Jesus Cristo, ele que foi prometido a Davi que seria de seus lombos, conforme (2 Samuel 7:12-14).
E que se cumpriu na vida do Salvador da humanidade, o Rei dos reis, que domina.

E CANTAREI AO TEU NOME. Salmos 18:49 - Assim que, ó Senhor, te louvarei entre os gentios, e cantarei louvores ao teu nome. Esta profecia a respeito do Messias prometido, que Paulo interpreta como sendo o ministério de Cristo entre os gentios, estava se realizando em sua potencialidade, quando o evangelho das boas novas de Cristo estava sendo aceito entre todos os povos, isso pela missão de Paulo e seus amigos de ministério entre as demais nações de todo o mundo daquele mesma época.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...