terça-feira, 11 de junho de 2019

Romanos 15:10-11

Romanos 15:10-11 - E outra vez diz: Alegrai-vos, gentios, com o seu povo. E outra vez: Louvai ao Senhor, todos os gentios, E celebrai-o todos os povos.
E OUTRA VEZ DIZ. O escritor continua com sua lista de textos extraídos das literaturas religiosas dos hebreus, o que nos dias de hoje, chamamos de Velho Testamento. Não há dúvida que o apóstolo buscava apoio nas literaturas que pudesse lhe dar suporte diante dos seus leitores, principalmente dos judeus, eles que eram conhecedores das citações feitas por Paulo. Nestas passagens que Paulo cita, certamente ele tem como finalidade mostrar aos judeus que os gentios eram importantes para o reino de Deus.

ALEGRAI-VOS. A verdade é que durante os tempos mais antigos os demais povos do mundo eram duramente repreendidos pelos céus, porque os pagãos não queriam saber do Deus de amor, bondade e misericórdia, mas todos eles só praticavam coisas que desagradavam a Deus. Mas com a implantação da nova dispensação as coisas passaram a ser favoráveis aos gentios, porque eles se voltaram para Cristo Jesus.

GENTIOS. Na época em que o Senhor Jesus veio a terra, bem como também na época em que Paulo escreveu esta sua carta, gentio eram todos aqueles que não seguiam as normas impraticáveis da legislação de Moisés. Assim sendo, somente parte de Israel não era considerado povo gentio, porque até mesmo aqueles que rompiam com o sistema da lei, eram considerados pelos judeus ortodoxos de pagãos ou gentios.

COM O SEU POVO. O fato dos hebreus rejeitarem ao seu Messias, isso proporcionou benefícios incalculáveis para os gentios, porque o próprio Deus abril a porta da sua graça para as demais nações do mundo. O Sacerdote eterno segundo a ordem de Melquisedeque derribou a parede de separação que havia no meio, fazendo dos judeus e gentios um só povo, que é a igreja remida e amada do Cristo Jesus, o Salvador. Desde a vinda do Emanuel de Deus que todos os povos têm aceso a Deus.

E OUTRA VEZ: LOUVAI AO SENHOR. Quando o Salmista fazia esta citação, certamente o Espírito de Cristo se manifestava nele, para então mostrar que chegaria o dia em que o louvor ao verdadeiro Deus seria algo universal em todo o planeta terra. Pela grandeza de Deus, muitos em Israel já eram conscientes que a graça salvadora do Deus de misericórdia chegaria a todos os recantos do mundo, por meio do Messias.

TODOS OS GENTIOS. Esta era uma profecia de cunho inteiramente messiânica, em que no tempo determinado por Deus, Ele enviaria seu Messias para implantar um novo pacto com todos os povos do mundo. E depois da morte expiatória do Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, esta mesma promessa começou a ter seu fiel cumprimento, principalmente por meio dos trabalhos missionários de Paulo.

E CELEBRA-O TODOS OS POVOS. Depois que o salmista fez esta citação, e que fazia parte do hinário de Israel (Salmos 117:1), certamente os judeus passaram e ver esta profecia com ciúmes, porque naquele tempo, somente os judeus estavam voltados para o perfeito louvor ao Deus de Abraão. A título de hoje, esta palavra tem o seu potencial em ação, porque a igreja de Cristo está espalhada por todos os continentes, em que povos de todas as nações, tribos e povos celebram a Deus por meio de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...