sexta-feira, 12 de julho de 2019

Apocalipse 14:12

Apocalipse 14:12 - Aqui está a paciência dos santos; aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus Cristo.
AQUI ESTÁ. João, como uma das principais lideranças e por ser o último dos apóstolos com vida neste memento, ele ver o quanto os cristãos de sua época eram cheios de fé. Os mártires preferiam perder todos os seus bens, que eram confiscados pelas autoridades romanas, e acima de tudo, perderem a própria vida, mas não negavam sua fé, no poderoso nome de Cristo Jesus. Está paciência dos servos de Deus e de Cristo nos fala sobre a capacidade de sofrer com resignação, sem revidar ao seu ofensor.

A PACIÊNCIA. Por que João fala sobre a paciência dos cristãos? Porque na época em que os cristãos primitivos foram perseguidos e mortos pelos judeus e romanos, as leis vigentes da época, permitiam qualquer cidadão se defender do seu ofensor. Mas os cristãos que foram mortos pelos seus inimigos, não revidavam, mas com paciência suportavam as injustiças praticadas pelos Judeus, com o apoio é claro dos romanos.

DOS SANTOS. Não há dúvida que João se refere a muitos dos irmãos que ele conhecia pessoalmente, e que foram perseguidos e mortos por amor a Cristo, mas que não negaram a fé genuína em Cristo Jesus. João ainda estava vivo, porque o Senhor Jesus profetizou que ele não seria morto como os demais seus apóstolos. Estes santos foram aqueles que não negaram a fé em Cristo. E não mortos canonizados por uma organização religiosa, nem muito menos adorados como se deuses fossem.

AQUI ESTÃO. Antes, João escreve “aqui está”, agora ele diz: Aqui estão. Certamente, antes, ele se refere ao seu próprio tempo, onde ele se reporta sobre aqueles que foram mortos por amor a Cristo, sem negar a fé no Salvador da humanidade. Mas agora, ele olha para o futuro escatológico e contempla aos santos, que durante o governo do anticristo serão do mesma modo perseguidos, presos e mortos por Cristo.

OS QUE GUARDAM. Esta expressão se refere com mais exclusividade ao judaísmo do que aos termos do judaísmo. Isso porque, a lei de Moisés tinha que ser guardada por todos aqueles que eram circuncidados conforme a legislação de Moisés e o pacto com Abraão e seus descendentes. Portanto, esta primeira parte se trata dos judeus, eles que depois do arrebatamento da igreja, voltarão a ser o povo do pacto com Deus.

OS MANDAMENTOS DE DEUS. Já é profético de que, depois do arrebatamento da igreja de Cristo, quando a parta da graça de fechará para os gentios, que o olhar de misericórdia de Deus estará voltado para os judeus. De forma que, é esperado o ressurgimento do judaísmo reformado, conforme Jesus veio propor em sua época, mas que os judeus não aceitaram. Muitos judeus se converterão a Cristo Jesus, o Salvador.

E A FÉ EM JESUS CRISTO. Já esta frase, diz respeito aos gentios que, com o arrebatamento da igreja, se converterão de verdade ao filho de Deus, mas que, serão salvos, não pela graça de Deus, como funciona antes do arrebatamento da igreja, mas eles serão salvos pelo martírio. Como também, o vidente João se refere aos judeus que se converterão a Cristo. Os judeus serão tremendamente perseguidos pelo anticristo, clamarão pelo socorro de Deus, e Cristo voltara para socorrer povo de Deus, os judeus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...