segunda-feira, 15 de julho de 2019

Apocalipse 16:5

Apocalipse 16:5 – E ouvi, o anjo das águas, que dizia: Justo é tu, ó Senhor, Que és, e que eras, e Santo és, porque julgastes estas coisas.
E OUVI. São muitas as vezes que o escritor fala da forma em que ele recebeu as informações que lhe foram passadas. Outras tantas vezes, o vidente João se reporta a visão que ele estava recebendo por meio dos seus olhos, mas neste caso, os seus ouvidos eram o instrumento pelo qual a mensagem chegava até o seu conhecimento. Como neste caso se tratava de uma voz, isso fica bem patente que a audição era o canal pelo qual, o anjo das águas queria transmitir a sua doxologia sobre Deus.

O ANJO DAS ÁGUAS. Há um certo debate sobre o que João tentava dizendo quando se reporta ao “anjo das águas” dada a cultura judaica sobre este conceito, em que havia um anjo forte que cuidava das águas da terra. No entanto, preferimos ficar com a sequência do tema, em que o escritor se reporta ao anjo do versículo anterior, que é justamente o terceiro anjo, que derramou sua taça sobre os rios e as fontes das águas.

QUE DIZIA: JUSTO É TU. Temos então mais uma doxologia do livro do Apocalipse em que, neste caso, o anjo exalta a soberania de Deus, e com palavras contundentes diz que Deus é para ele. Deus é Justo, este é um dos atributos de Deus, que só pode ser atribuído à divindade celestial. Não existe nenhum ser humano natural que seja considerado diante da justiça de Deus como justo. Os remidos são sim, justificados.

Ó SENHOR. Não há dúvida que este anjo do reino de Deus é um ser extremamente elevado diante da presença de Deus, porem, reconhece que maior que todos é o Criador de todas as coisas, o chamando de Senhor. Como que os filhos dos homens, cheios de fraquezas, debilitações e limitações não reconhece a grandeza deste Deus? por isso é que os seres humanos incrédulos estão sendo julgados pela justiça divina.

QUE ÉS, E QUE ERAS. Desde o início da grande tribulação, com a abertura dos selos da ira de Deus, depois com o toque das trombetas do furor de Deus, e agora, com todo que neste momento estará acontecendo, é a mais real demonstração de que o Senhor é quem ele efetivamente é. E João fala que este mesmo Deus que está realizando tantas coisas poderosas, é o Deus Alfa, o mesmo que criou todas as coisas, que no tempo da graça derramou sua misericórdia e amor por meio de Jesus Cristo.

E SANTO ÉS. Este é outro dos atributos de Deus que o classifica como aquele que não tem defeito, nem falha, e que não está de forma alguma envolvido com o pecado, nem com a iniquidade. Uma das formas de Deus manifestar a sua santidade é justamente praticando justiça e juízo, uma vez que, por ser Santo em essência é que ele não aceita ficar impune os pecados de rebelião, apostasia e desobediência dos homens.

PORQUE JULGASTES ESTAS COISAS. O anjo já anuncia um panorama geral de tudo que já aconteceu, no que diz respeito aos fatos acontecidos até o momento, no tocante aos juízos de Deus sobre a terra e os seus moradores. É como se o anjo afirmasse que a medida da paciência de Deus se encheu, e, portanto, chegou o tempo em que Ele se sente no dever de praticar justiça para com seus inimigos. É bom lembrar que, hoje, estamos no tempo da graça, mas que depois do arrebatamento, não será mais assim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...