segunda-feira, 15 de julho de 2019

Apocalipse 16:4

Apocalipse 16:4 - E o terceiro anjo, derramou a sua taça sobre os rios, e nas fontes das águas, e se tornaram em sangue.
E O TERCEIRO. Os números ocupam lugares representativos no livro do Apocalipse com destaque ao número sete, mas o número três não fica muito atrás não. Os estudiosos da numerologia bíblica trazem inúmeros significados simbólicos a tais números, o que não é o nosso caso. São sete anjos usados nesta terceira e última etapa da grande tribulação, em que os dois primeiros deram início a mais um capítulo dos juízos de Deus, e este terceiro, apenas cumpre sua missão pré-ordenada.

ANJO. Vemos a história dos hebreus, contada no Velho Testamento, em que a presença de anjos é notória, em que se percebe que eles estão envolvidos em missões da parte de Deus para com o seu povo. Na vida e ministério do Senhor Jesus, também se percebe que houve a interação destes seres celestiais e o Filho de Deus. Nos últimos acontecimentos da história da humanidade eles também irão participar.

DERRAMOU. O terceiro anjo estava cumprindo uma ordem que lhe foi dada por parte de um dos quatro seres viventes que estão ligados diretamente ao trono de Deus. Apocalipse 16:1 – E ouvi, vinda do templo, uma grande voz, que dizia aos sete anjos: ide e derramai sobre a terra as sete taças da ira de Deus. O simples fato de derramar sua taça sobre a terra, produz resultados catastróficos contra os inimigos de Deus.

A SUA TAÇA. Estas taças também são chamadas de salvas de ouro. Apocalipse 15:7 – E um dos seres viventes deu aos sete anjos sete salvas de ouro, cheias da ira de Deus, que vive para todo o sempre. Nestas taças estão contidas as determinações de Deus sobre o que há de acontecer para cada evento próprio das etapas da última parte da grande tribulação. Parece algo simbólico, mas que de fato acontecerá de verdade.

SOBRE OS RIOS. O que João está narrando neste versículo foi o que aconteceu no Egito, como o Rio Nilo, em que suas águas se transformaram em sangue, em que os egípcios ficaram desesperados. Também tem paralelo com o toque da terceira trombeta da segunda etapa da grande tribulação (Apocalipse 8:10). Sendo que, no caso do toque da trombeta, apenas uma parte dos rios foram atingidos, e não todos, como no caso em que João descreve neste versículo, todos os rios serão atingidos.

E NAS FONTES DAS ÁGUAS. A mesma coisa aconteceu com a praga que atingiu o Egito, não somente o Rio Nilo foi atingido, em que suas águas se transformaram em sangue, mas as fontes das águas também. No caso do toque da terceira trombeta, também um terço das fontes das águas se tornaram amargas (Apocalipse 8:11). Neste caso em foco, todas as fontes e nascentes de águam serão totalmente atingidas.

E SE TORNARAM EM SANGUE. No caso do mar ter suas águas transformadas em sangue, não atingiu diretamente os seres humanos. Mas no caso dos rios e das fontes das águas se transformarem em sangue, vai atingir diretamente a vida dos seres humanos e dos animais também, e todos os seres vivos da terra. Não há dúvida que o vidente João se reporta sobre o fato de que todas as reservas de água potáveis se transformarem em sangue, o que vai gerar um caos total e uma calamidade geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...