quarta-feira, 14 de agosto de 2019

Atos 4:10

Atos 4:10 - Seja conhecido de vós todos, e de todo o povo de Israel, que em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, aquele a quem vós crucificastes e a quem Deus ressuscitou dentre os mortos, em nome desse é que este está são diante de vós.
SEJA CONHECIDO DE VÓS TODOS. Não que os líderes do Sinédrio não soubessem destas verdades relatadas por Pedro neste interrogatório, mas Pedro estava em verdade respondendo corretamente as perguntas que lhe foram dirigidas pelos seus inquiridores. O que o apóstolo queria deixar bem claro é que eles precisavam reativar suas memórias de que, foram eles mesmos, quem decidiram pelo julgamento injusto e manipulado, em que condenaram Jesus de Nazaré, não muitos dias antes deste dia.

E DE TODO O POVO DE ISRAEL. E Pedro foi mais ousado ainda, ao desejar que suas palavras não ficassem retidas neste ambiente fechado, caindo apenas nos ouvidos surdos dos que estavam presentes. Porem, que este seu sermão percorresse todo o país de Israel, chegando as aldeias mais distantes, até porque, o povo dos judeus também tiveram culpa pela condenação de Jesus de Nazaré, aprovando a crucificação.

QUE EM NOME DE JESUS CRISTO. Este é o nome mais poderoso que posamos imaginar. Filipenses 2:9 - Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome. Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra. E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o SENHOR, para glória de Deus Pai. Nome que não há outro igual a Ele.

O NAZARENO. As palavras de Pedro para o homem que era deficiente, mas, que foi curado foram justamente em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, conforme Atos 3: 6 E disse Pedro: Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda. A designação de Jesus Cristo como Nazareno é que Jesus viveu a maior parte de sua vida na pequena aldeia de Nazaré.

AQUELE A QUEM VÓS CRUCIFICASTES. Para que ficasse mais claro ainda, Pedro faz lembrar aos seus inquiridores que, o milagre na vida do homem que era paralítico desde o ventre de sua mãe foi feito em nome daquele que os príncipes de Israel, os mesmos que estavam naquela reunião crucificaram. Essa coragem de Pedro não poderia vir de alguém que negou a Cristo por três vezes, mas vinha do Espírito Santo.

E A QUEM DEUS RESSUSCITOU DENTRE OS MORTOS. Percebe-se que a ressurreição de Cristo Jesus passou a ser um sermão equânime dos pregadores do evangelho nos primeiros anos do cristianismo. Pedro e João, bem como mais de quinhentos discípulos de Cristo eram testemunha da ressurreição de Jesus de Nazaré. Portanto, a ressurreição de Cristo era a sobrevivência do cristianismo e a esperança de salvação.

EM NOME DESSE É QUE ESTE ESTA SÃO DIANTE DE VÓS. Provavelmente, o paralítico que fora curado no dia anterior, em nome de Jesus Cristo de Nazaré, fora preso também juntamente com Pedro e João. Ou as autoridades do Sinédrio mandou trazê-lo para que servisse de testemunho do que estava sendo inquirido. A realidade é que o homem estava presente naquela reunião, certamente pronto para defender a Pedro e a João, até porque sua vida mudou radicalmente por meio de um grande milagre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...