quarta-feira, 14 de agosto de 2019

Atos 4:11

Atos 4:11 - Ele é a pedra que foi rejeitada por vós, os edificadores, a qual foi posta por cabeça de esquina.
ELE. Pedro fala a respeito de Jesus Cristo, o nazareno, que também era o Messias de Deus, que veio ungido por Deus, como Rei dos reis e Senhor dos senhores, como o Profeta do qual Deus Moisés falou na sua lei, mas também como Sacerdote eterno segundo a ordem de Melquisedeque, o Emanuel, que é Deus entre os filhos dos homens. O mesmo que recebeu de Deus um nome que é sobre todo o nome, por meio do qual nome, o deficiente que era paralítico desde o ventre da mãe foi curado.

É A PEDRA. Pedro faz uso de uma passagem das Escrituras dos hebreus, em comprovação de que, tudo que estava acontecendo, neste mesmo tempo e com a vida de Cristo Jesus, já estava previsto nas Sagradas Escrituras. Salmos 118:22 - A pedra que os edificadores rejeitaram tornou-se a cabeça da esquina. Essa profecia bíblica era conhecida pelos judeus, principalmente pelos ouvintes de Pedro, os líderes religiosos.

QUE FOI REJEITADA. João 1:10-11 - Estava no mundo, e o mundo foi feito por ele, e o mundo não o conheceu. Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Duas coisas tomaram conta dos líderes religiosos dos judeus, que foram o ciúme e a inveja, de que, o Senhor Jesus poderia tomar o lugar de proeminência que eles ocupavam diante da sociedade. Porem, o Senhor Jesus não buscava tomar lugar de ninguém.

POR VÓS. Pedro foi de uma coragem extraordinária, e certamente, ele deveria estar com o dedo apontando em direção de todos os líderes que estavam presentes neste momento, lhes acusando de terem eles rejeitado o Messias de Deus. Os que hoje julgavam a Pedro e a João, por eles terem feito o bem a um pobre homem paralítico, foram os mesmos que tiveram a petulância de Julgarem e condenarem a Cristo Jesus. Além do mais, instigaram ao rei Pilatos e a população de Israel a crucificarem a Jesus.

OS EDIFICADORES. O Sinédrio era composto pelas autoridades políticas, religiosas e sociais dos judeus. No caso dos políticos, eles investiram contra ao Senhor Jesus porque sabiam que Ele era o descendente de Davi e poderia tomar o governo. Já quanto aos líderes religiosos eles sabiam que Jesus era o Messias, e, portanto, o Sacerdote eterno segundo a ordem de Melquisedeque, e com isso tomar o sacerdócio.

A QUAL FOI POSTA. Quem foi que deu a Jesus Cristo a posição de destaque? Enquanto os líderes de Israel rejeitaram ao Messias, o grande Deus, Criador de todas as coisas exaltou soberanamente a seu Filho Jesus, como Rei dos reis e Senhor dos senhores, como Sacerdote eterno segundo a ordem de Melquisedeque, e como o maior de todos os profetas de todos os tempos, porque Ele é o Príncipe de Deus Pai.

POR CABEÇA DE ESQUINA. A metáfora utilizada por Pedro era bem conhecida dos judeus, porque no templo de Jerusalém tinha uma pedra tal como essa, que servia de sustentação do edifício e de ligação de duas paredes. Essa Pedra tinha que ser perfeita para que servisse de base da construção. Jesus é a rocha de sustentação de todas as coisas, bem como a Pedra de ligação entre judeus e gentios, em uma mesma aliança, e por fim, Ele foi a pessoa mais perfeita, porque não pecou, nem falhou em nada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...