quarta-feira, 14 de agosto de 2019

Atos 4:9

Atos 4:9 - Visto que hoje somos interrogados acerca do benefício feito a um homem enfermo, e do modo como foi curado.
VISTO QUE. O Espírito de Deus encheu a Pedro de coragem e ousadia para enfrentar as mais altas autoridades de seu país, a fim de defender uma causa nobre, que era a causa do reino de Deus. A partir de então, ser perseguido, preso e até morto por amor ao nome de Cristo passou a ser um privilégio para os cristãos. Nada e nem ninguém, nem mesmo o império político de Roma poderia deter a fé forte e firme dos seguidores o Senhor Jesus. A ressurreição de Cristo geral certeza de vida eterna.

HOJE. Esse foi um dia que marcou um tempo difícil para o novo Israel de Deus, a igreja de Cristo, porque ficou demarcado que, os judeus e as autoridades de Israel não aceitariam de forma alguma que os líderes do cristianismo dessem continuidade a obra de Cristo. Por outro lado, este dia serviu de conscientização para os líderes do cristianismo que eles não teriam uma vida nada fácil, por representarem a Cristo.

SOMOS INTERROGADOS. No pensamento de Pedro, que era um homem simples da Galileia, este momento não passava de um interrogatório, em que as autoridades do Sinédrio queriam simplesmente que fosse esclarecido o fato que aconteceu no dia anterior. Mas, para a elite religiosa, política e social que estava naquele julgamento, o caso não era tão simples assim, porque seus interesses estavam sendo contrariados.

ACERCA DE UM BENEFÍCIO. Na visão de Pedro, o que aconteceu com o coxo na porta chamada formosa era algo de positivo, e que deveria ser bem aceito por qualquer pessoa de bom censo, até porque fazer o bem era um dos pilares da lei de Moisés. No pensamento de Pedro, pode ser que se passasse a ideia de que os líderes de Israel estivessem lhes interrogando, mas com boas intensões, o que de fato não era, porque eles estavam se sentindo contrariado, por perderem o controle religioso das coisas.

FEITO A UM HOMEM. Não há dúvida que todos que estavam presentes nesta reunião suplementar do Sinédrio conheciam aquele pobre mendigo que fora beneficiado pelo milagre que o nome de Cristo fez em sua vida. O homem era deficiente desde o ventre de sua mãe, ou seja, ele já nasceu com paralisia em seu corpo, ao ponto de não ter condições de se locomover, a prova disto é que era levado por outros até aquela porta.

ENFERMO. Nos dias de hoje, quem tem consigo qualquer tipo de deficiência, em nosso país recebe uma atenção especial por parte do governo e quando o caso é irreversível, então, o deficiente recebe uma aposentadoria. Mas, naquela época era muito difícil para um cidadão que tinha problemas de deficiência, não recebia apoio do governo, e era desprezado pelos religiosos e pela própria sociedade como amaldiçoado.

E DO MODO COMO FOI CURADO. Essa colocação feita por Pedro responde as duas perguntas feitas anteriormente: Com que poder ou em nome de quem fizestes isso? Como os apóstolo Pedro e João, agora estavam vivendo de acordo com os frutos do Espírito Santo, então, eles foram tomados de compaixão por ver a situação daquele pobre mendigo, e por isso, tomaram a atitude positiva de em nome de Cristo fazer alguma coisa de boa na vida daquele pobre deficiente, foi isso que aconteceu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...