quarta-feira, 14 de agosto de 2019

Atos 4:12

Atos 4:12 - E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.
E EM NENHUM OUTRO. O assunto era o caso do homem deficiente que recebeu o milagre de cura divina em nome de Cristo. Mas Pedro, cheio do Espírito Santo muda o assunto para o que era mais importante, que é efetivamente o plano da salvação. Os pregadores e ensinadores destes últimos dias deveriam apreender essa lição com Pedro, e em vez de ficarem apegados com os temas de milagres, pregarem sobre o principal que é a salvação. Os milagres são relevantes, mas a salvação é o principal.

HÁ SALVAÇÃO. Os ouvintes de Pedro que estavam reunidos naquele momento de inquisição não estavam nem ai para este assunto, até porque, o conceito de salvação para os seguidores do tradicional judaísmo era, naquela época, um tanto diferente do que pregavam os cristãos. Portanto, Pedro aborda um tema suava mal aos ouvidos dos seus julgadores, mas esta era a direção do Espírito Santo para aquele momento ideal.

PORQUE TAMBÉM DEBAIXO DO CÉU. O pouco de luz que havia para os seguidores do judaísmo sobre redenção da alma, seria em todas as hipótese via lei de Moisés, haja vista que, neste mesmo tempo, para o judaísmo, quem conseguisse guardar a legislação de Moisés conseguia um bom lugar no seio de Abraão. Porem, contrariando as crenças dos que estavam nesta reunião, Pedro mostra um único jeito de salvar-se.

NENHUM OUTRO NOME HÁ. O questionamento dos inquisidores de Pedro é João era: Em nome de quem fizestes aquele milagre na vida do deficiente? Tendo Pedro respondido que, em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, agora, Pedro aproveita para dizer que, além de ter poder para curar enfermidade, o nome de Cristo Jesus é o único que também pode servir de acesso da alma do homem a presença de Deus.

DADO ENTRE OS HOMENS. A tese defendida por Pedro diante dos seus acusadores deveria ser tomada como base para todas as religiões, inclusive para os seguidores do judaísmo de sua época. Todas aquelas religiões que tem o nome de cristãs, mas que partem pelo caminho do politeísmo, deveriam também se fundamentalizar nesta declaração de Pedro, a fim de não praticarem a idolatria aos seus muitos ídolos.

PELO QUAL. Pedro queria dizer aos seus ouvintes, membros da mais alta corte da justiça de Israel, o Sinédrio, que o nome de uma religião, como o judaísmo, não era suficiente para salvar ninguém. Mas, se alguém tem algum tipo de esperança de vida eterna ou salvação, somente crendo no poderoso nome de Cristo Jesus. O próprio nome do filho de Deus, Jesus, tem tudo a ver com a salvação, porque fala de Salvador. E a própria missão do Messias de Deus pressupõe a salvação pela redenção.

DEVEMOS SER SALVO. Um homem simples, pescador da Galileia, mas cheio do Espírito Santo de Deus fala verdades profundas, que talvez os seus ouvintes nunca tenha ouvido antes em suas vidas. De que adianta ganhar o mundo inteiro e perder a salvação? Aqueles homens que estavam interrogando a Pedro e a João tinham mais do que necessitavam para esta vida, mas não tinham o principal que era a esperança de vida eterna. E Pedro não perde a oportunidade para mostrar que Jesus é o salvador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...