quarta-feira, 14 de agosto de 2019

Atos 4:13

Atos 4:13 - Então eles, vendo a ousadia de Pedro e João, e informados de que eram homens sem letras e indoutos, maravilharam-se e reconheceram que eles haviam estado com Jesus.
ENTÃO ELES, VENDO A OUSADIA. Na realidade, a intenção daqueles líderes políticos e religiosos era colher informações minuciosas dentro de um interrogatório tendencioso para terem do que acusar aos apóstolos de Cristo. Porem, Deus mudou a situação, que se tornou favorável aos servos de Deus, uma vez que, os dois, Pedro e João falavam com uma ousadia e autoridade, que os seus ouvintes mudaram de conceito a respeito daqueles dois homens de Deus, que eram honestos e sinceros no que falavam.

DE PEDRO E JOÃO. Estes dois homens passaram os três e meio últimos anos com o maior Mestre de todos os tempos, aprendendo diretamente com a sabedoria em essência, que é Cristo Jesus, Sacerdote, profeta e Rei. Estes dois apóstolos eram os mais próximos da pessoa bendita de Cristo Jesus, assim sendo, tiveram a oportunidade de aprenderem diretamente com o maior pregador e ensinador de todos os temos.

E INFORMADOS DE QUE ERAM HOMENS. Não se sabe ao certo se estas informações foram colhidas durante a noite, ou se tais informações chegaram durante o interrogatório feito com Pedro e João. É provável que o Sinédrio tivesse uma equipe de investigadores a sua disposição para colher as informações necessários para os interrogatórios feitos por suas autoridades. Sabiam que estes eram homens simples.

SEM LETRAS E INDOUTOS. Isso não quer dizer que Pedro e João não soubessem ler nem escrever, até porque os judeus eram de alguma maneira, ensinados pelos próprios pais, a ler e a escrever, ou ter o saber básico. Essa colocação feita pelo Dr. Lucas aponta em direção a dizer que os dois apóstolos não eram pessoas possuidoras de cursos superiores nas faculdades ou universidades dos judeus, sabedores das leis.

MARAVILHARAM-SE. Sendo os magistrados do Sinédrio que aqueles dois homens só tinham o saber básico, então, ficaram de boca aberta, porque perceberam que eles possuíam uma sabedoria que não era desta terra. Com isso, fica comprovado que, a verdadeira sabedoria não se adquire com o saber secular, mas ela vem por meio do Espírito Santo de Deus. As escolas seculares transmitem o acumulo de conhecimento.

E RECONHECERAM QUE ELES HAVIAM ESTADO. Na verdade, aqueles juízes de Israel chegaram à conclusão de que a escola de Pedro e de João era muito superior aos cursos que os mestres, rabinos e escribas ministravam para a elite social dos judeus. Os apóstolos tiveram o privilégio de conviverem com o homem mais sábio de todos os tempos, aquele que é eterno, e que possui todo o conhecimento e a real sabedoria.

COM JESUS. Jesus é o Emanuel, ou seja, Deus entre os homens (Isaías 7:14). Ele próprio disse: Eu e o Pai somos um (João 10:30). E como Deus, o Senhor Jesus é Onisciente, ou seja, Ele conhece e sabe de todas as coisas. Com isso, as principais autoridades do povo Judeu reconheciam que Jesus de Nazaré era de fato o maior Mestre de todos os tempos. Na verdade, prenderam, crucificaram, e mataram a Jesus, o Cordeiro de Deus, por inveja e ciúmes, praticando a maior injustiça do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...