sexta-feira, 16 de agosto de 2019

Atos 4:22-23

Atos 4:22-23 - Pois tinha mais de quarenta anos o homem em quem se operara aquele milagre de saúde. E, soltos eles, foram para os seus, e contaram tudo o que lhes disseram os principais dos sacerdotes e os anciãos.
POIS TINHA MAIS DE QUARENTA ANOS O HOMEM. Durante muitos anos, mais de quarenta, porque já nasceu com paralisia, aquele homem sofreu em sua vida. Humanamente falando, não tinha solução para o seu caso, uma vez que sua deficiência é congênita, desde o ventre da mãe. Não tinha condições financeiras para se cuidar, porque naquela época os deficientes eram desprezados por todos, inclusive pelos seus familiares, e para sobreviver tinha que pedir esmolas todos os dias de sua vida.

EM QUE SE OPERARA AQUELE MILAGRE DE SAÚDE. Não temos como saber se aquele pobre deficiente tinha alguma esperança de ser curado por Deus, haja vista que por longos anos, mais de quarenta já vinha naquela situação. Mas, para tudo tem um tempo determinado por Deus, e o Todo-poderoso, o Deus de Israel estava olhando para ele. Aquela enfermidade era para glória do nome de Cristo, o poderoso Jesus.

E SOLTOS ELES. Julgando as autoridades do Sinédrio, que Pedro e João não haviam cometido nenhum delito conforme as leis religiosas, bem como de acordo com as leis romanas vigentes em Israel, então, resolveram soltá-los. Mas antes, fizeram duras advertências aos apóstolos em tom de ameaças, de que não pregassem mais em hipótese alguma sobre o nome de Jesus, o que Pedro e João não prometeram fazer.

FORAM PARA OS SEUS. Essa colocação feita pelo escritor não esta muito clara sobre para quem foram os apóstolos, por isso que alguns chegam a pensar que eles retornaram para suas casas, e para os seus familiares. Porem, a narrativa seguinte de Lucas nos faz compreender que Pedro e João, ao serem soltos da prisão foram se reunir com os demais apóstolos e lideranças de Igreja de Cristo, que oravam por eles.

E CONTARAM TUDO O QUE LHES DISSERAM. A prisão de Pedro e João, eles que neste momento eram as principais lideranças da igreja em Israel, marcou o início das atividades da igreja depois da ascensão de Cristo. Os líderes do cristianismo com medo poderiam parar de evangelizar, o que não aconteceu. Ou por outro lado, criar coragem nos demais para cumprirem a ordem imperativa de Cristo da evangelização.

OS PRINCIPAIS SACERDOTES. De acordo com a tradição religiosa dos hebreus, só poderia haver um sumo sacerdote, mas porque a colocação do Dr. Lucas fala em principais sacerdotes? A resposta é que neste tempo, havia dois sumos sacerdotes, quem eram Anás e Caifás. Além do mais, pode ser que o escritor esteja se referindo aos líderes principais dos sacerdotes comuns da tribo de Levi e não aos sumos sacerdotes. Seja como for, Mas o texto se refere às principais lideranças religiosas.

E OS ANCIÃOS. Esses membros do Sinédrio eram compostos pelos escribas, fariseus, saduceus e lideranças proeminentes da sociedade judaica. Comumente essa elite política e social dos judeus eram pessoas da alta sociedade, quem eram consideradas como os cabeças pensantes dos judeus, com muitos deles grandes conhecedores das leis, da cultura e dos costumes dos hebreus. Geralmente eram os mais ricos de Israel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...