sexta-feira, 16 de agosto de 2019

Atos 4:24

Atos 4:24 - E, ouvindo eles isto, unânimes levantaram a voz a Deus, e disseram: Senhor, tu és o Deus que fizeste o céu, e a terra, e o mar e tudo o que neles há.
E OUVINDO ELES ISTO. Neste versículo fica mais claro que, na realidade, os apóstolos procuraram a igreja de Cristo para falarem de suas experiências, nos últimos dois dias, e nãos seus familiares ou amigos. Subtende nesta colocação que os líderes da igreja primitiva reuniram a igreja para ouvir tudo o que tinha acontecido com Pedro e João, desde que eles foram usados pelo Espírito Santo para em nome de Jesus efetuarem um milagre de cura, na vida de um pobre homem que também era coo e mendigo.

UNÂNIMES. Percebe-se que a igreja de Cristo em seus começos era uma comunidade cristã unida pela causa do reino de Deus, em que de fato praticavam o segundo mandamento da lei de Cristo, que é o amor fraternal entre o povo de Deus. A causa de um era de fato a causa de todos, porque havia preocupação com o bem-estar de todos, como uma grande família. Esse mesmo cuidado mútuo já não acontece hoje.

LEVANTARAM A VOZ. Foi feito, na verdade, um grande clamor a Deus pela causa do reino de Deus, uma vez que, os servos de Deus perceberam que a partir de então poderia se levantar uma grande perseguição contra a igreja do Senhor Jesus. Certamente, Pedro e João testemunharam diante da igreja de Cristo sobre as ameaças que os membros do Sinédrio tinham feito, para que não pregassem sobre Jesus Cristo.

A DEUS, E DISSERAM. Os líderes do cristianismo neste tempo eram pessoas simples do povo, e a igreja de Cristo era composta dos mais humildes da sociedade, portanto, tinham como inimigos, pessoas poderosas e influentes. Mas, a igreja sabia que podia contar com o poder de Deus, o Todo-poderoso, o Senhor Jeová dos Exércitos, que não perde em batalha, Ele é o grande General de Guerra que sempre vence os embates.

SENHOR, TU ÉS O DEUS. Basta olhar para o exemplo de Israel, que era um povo escravo no Egito, mas que Deus tinha prometido fazer dos descendentes de Abraão uma nação. E o Senhor tirou com mão forte o seu povo da casa da servidão tornando Israel uma grande nação. Com a igreja não seria diferente, neste momento, um povo fraco e indefesso diante de inimigos fortes e poderosos, mas a igreja contava com a força que vem de Deus. Este clamor da igreja foi importante para a vitória da igreja.

QUE FIZESTE O CÉU E A TERRA E O MAR. Na oração da igreja, o povo de Deus apontou em direção a grandeza de Deus, Ele que é o Criador de todas as coisas, do céu, da terra e também do mar. Com isso, a igreja de Cristo demonstrava que aqueles inimigos que estavam postos contra a obra do cristianismo não representavam nada, diante do grande e ilimitado Deus Criador, que é Onipotente. Esse Deus é o Alfa e o ômega.

E TUDO O QUE NELES HÁ. Primeiro a igreja fala de um Deus das coisas grande, como o céu, a terra e o mar, como sendo Aquele que tem o controle absoluto sobre as coisas mais grandes que se possa imaginar. Mas, nesta última colocação, o igreja também acredita no Deus que também tem domínio sobre as coisas mais triviais que existe em toda a extensão da criação. Diante do que foi dito pela igreja em uma oração fervorosa é que o Deus Criador exerce seu governo sobre tudo e sobre todos, em qualquer lugar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...