sexta-feira, 16 de agosto de 2019

Atos 4:25-26

Atos 4:25-26 - Que disseste pela boca de Davi, teu servo: Por que bramaram os gentios, e os povos pensaram coisas vãs? Levantaram-se os reis da terra, E os príncipes se ajuntaram à uma, Contra o Senhor e contra o seu Ungido.
QUE DISSESTE PELA BOCA DE DAVI, TEU SERVO. Pedro se utiliza de uma passagem do Velho Testamento em que esta escrito em Salmos 2:1-2 - Por que se amotinam os gentios, e os povos imaginam coisas vãs? Os reis da terra se levantam e os governos consultam juntamente contra o SENHOR e contra o seu ungido, dizendo. Os líderes da igreja primitiva, bem como os escritores do Novo Testamento se utilizam das Escrituras dos hebreus para provarem que tudo estava de acordo com o plano de Deus.

PORQUE BRAMARAM OS GENTIOS. Davi era considerado pelos israelitas, além de rei de Israel, homem segundo o coração de Deus, mas também profeta, e um profeta messiânico, porque profetizou sobre o Messias de Deus. De forma que, já era previsto que haveria rejeição ao plano de Deus por meio do seu Messias, e Isaías também falou sobre isso no capítulo cinquenta e três do seu livro profético e também messiânico.

E OS POVOS PENSARAM COISAS VÃS? A cegueira espiritual era tão profunda na época em que o Messias veio ao mundo que nem mesmo os hebreus acreditaram nas profecias que a seu respeito estavam escritas. E mesmo o Filho de Deus fazendo na prática tantas maravilhas, prodígios e sinais, mesmo assim, pensaram que ele era mais um profeta, ou ainda, simplesmente acharam que ele poderia ser um enganador.

LEVANTARAM-SE OS REIS DA TERRA. Já na época do nascimento do Senhor Jesus, como sendo o Filho da virgem, o rei de Israel, que no caso era Herodes, tentou matar o Filho de Deus, tendo a família de fugir para o Egito. Não foi diferente no final do ministério do Cristo de Deus, em que Herodes e Pilatos sabendo que Jesus era o Filho de Davi, investiram contra Ele, condenando a morte, e morte de cruz, no Calvário.

E OS PRÍNCIPES SE AJUNTARAM À UMA. Certamente essa colocação feita pela igreja de Cristo e escrita pelo Dr. Lucas, se refere aos líderes religiosos dos judeus, eles que antes das autoridades políticas dos romanos, também investiram contra a vida do Cordeiro de Deus, porque sabiam que Jesus era Sacerdote eterno segundo a ordem de Melquisedeque, e com isso, Jesus representava uma grande ameaça para eles.

CONTRA O SENHOR. Por que, os planos maléficos dos líderes políticos e também dos líderes religiosos de Israel foi contra o Deus de Abraão, Isaque e Jacó? Porque foi Deus quem planejou, quem prometeu e quem enviou o seu Messias para salvar o seu povo dos seus pecados. De forma que, tudo que os líderes de Israel fizeram contra o Cristo de Deus, estavam fazendo contra o próprio Deus, Ele que enviou seu Filho Jesus.

E CONTRA O SEU UNGIDO. De que forma se diz que Jesus Cristo era o Ungido de Deus? Primeiro, porque ele era o Emanuel, ou seja, Deus entre os homens. Depois, porque Jesus foi enviado como sendo o Profeta de quem Moisés falou, Jesus também era o Rei da descendência de Davi, e, portanto, Rei dos reis e Senhor dos senhores, mas também era o Sacerdote eterno segundo a ordem de Melquisedeque. Assim sendo, as investidas dos líderes judeus contra Jesus, foram planos contra um homem de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...