quarta-feira, 14 de agosto de 2019

Atos 4:7-8

Atos 4:7-8 - E, pondo-os no meio, perguntaram: Com que poder ou em nome de quem fizestes isto? Então Pedro, cheio do Espírito Santo, lhes disse: Principais do povo, e vós, anciãos de Israel.
E, PONDO-OS NO MEIO, PERGUNTARAM. Tem então início o interrogatório das principais autoridades políticas e religiosas dos judeus contra Pedro e João, porque eles fizeram um milagre em nome de Cristo. Provavelmente estas mesmas autoridades quem mandaram prender a Cristo, não muito tempo antes deste dia, e eles mesmos quem fizeram falsas acusações contra o Filho de Deus. Agora, com o mesmo intento, submetiam os apóstolos a uma investigação para os acusarem perante a lei de Moisés.

COM QUE PODER OU EM NOME DE QUEM. São duas perguntas em uma só, porque a intenção era a mesma, ouvir dos próprios acusados palavras contra eles mesmos. Se os apóstolos dissessem que aquele milagre tinha sido feito pelo poder deles mesmos, seriam acusados de feiticeiros. Se afirmassem que o mesmo milagre havia sido feito em nome de um deus qualquer, seriam acusados de idolatria e de politeísmo.

FIZESTES ISSO? Não há dúvida que estas perguntas foram feitas a Pedro e João pelo sumo sacerdote, ele que naturalmente era o dirigente de tais reuniões do Sinédrio judeu, principalmente quando o assunto dizia respeito às demandas religiosas. O interrogatório se reportava ao que aconteceu no dia anterior em que Pedro e João em nome de Jesus Cristo realizaram um notável prodígio na vida de um deficiente físico.

ENTÃO PEDRO. Não é difícil de notar que Pedro já havia ganhado notoriedade como líder do grupo apostólico, uma vez que, até o momento, no livro de Atos dos Apóstolos ele vem se destacando em tudo. Com o passar do tempo, a liderança do cristianismo ficou dividida entre Pedro, João e Tiago, sendo que este Tiago era um dos apóstolos. Porem, mais tarde, Tiago, irmão de Cristo assumiu a liderança da igreja em Jerusalém.

CHEIO DO ESPÍRITO SANTO. Não muitos dias antes, mais precisamente no dia de Pentecostes, todos os apóstolo de Cristo, bem como as principais lideranças da igreja do Senhor Jesus havia recebido o enchimento com o Espírito Santo em suas vidas. Neste memento, mais uma vez, Pedro recebe o Espírito de Deus em plenitude para falar a verdade de Deus. Ser cheio do Espírito Santo é receber poder e virtude de Deus.

LHES DISSE: PRINCIPAIS DO POVO. Em resposta as perguntas que lhes foram dirigidas, o apóstolo Pedro divide a audiência em dois grupos distintos, que talvez representassem dois interesses particulares, pelo menos é o que se pressupõe. Os principais do povo eram aqueles que ocupavam cargos de alta patente diante da sociedade judaica e que estavam naquela audiência defendendo seus interesses.

E VÓS, ANCIÃOS DE ISRAEL. Porem, este segundo grupo, ao que tudo indica, os anciãos, eram representantes da sociedade civil. Normalmente, estes anciãos eram escolhidos dentre os cidadãos mais destacados, porque eram pessoas de grandes experiências e que também acumulavam muita sabedoria e conhecimento. Usar os anciãos nos julgamentos era uma estratégia das autoridades políticas e religiosas para passar para a sociedade a ideia que a condenação ou absolvição de alguém era justa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...