terça-feira, 8 de junho de 2021

Atos 14:27-28

Atos 14:27-28 - E, quando chegaram e reuniram a igreja, relataram quão grandes coisas Deus fizera por eles, e como abrira aos gentios a porta da fé. E ficaram ali não pouco tempo com os discípulos.
E, QUANDO CHEGARAM E REUNIRAM A IGREJA. Paulo e Barnabé estavam de volta, justamente de onde partiram para as missões, com o compromisso de pregar o evangelho das boas novas de Cristo aos gentios. Atos 13:2-3 - E, servindo eles ao Senhor, e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado. Então, jejuando e orando, e pondo sobre eles as mãos, os despediram. Era um momento feliz, de a igreja receber de volta a Paulo e a Barnabé. RELATARAM QUÃO GRANDES COISAS. Esta primeira reunião ministerial da igreja com os missionários depois deles voltarem da missão tinha como um dos principais objetivos a prestação de contas, não financeira, porque esta missão não era de cunho econômico, mas para que os missionários contassem para a igreja de Cristo em Antioquia da Séria, quantas coisas maravilhosas Deus havia realizado em suas vidas. DEUS FIZERA POR ELES. O escritor deste livro histórico do Novo Testamento deixa bem claro que os prodígios não foram feitos pelos missionários, que eram homens limitados, mas que tudo foi prodigalizado pelo Deus Todo-poderoso, que era o maior interessado na pregação do evangelho para os gentios. Quem faz de forma legítima a obra de Deus, e não do reino dos homens, tem a certeza que pode contar com Deus. E COMO ABRIRA AOS GENTIOS. Os judeus não quiseram de forma alguma que Deus atentasse para os demais povos do mundo, e a prova disto é que monopolizaram o judaísmo para eles mesmos. Mas, na verdade, já era o abrangente plano de Deus estender sua graça salvadora a todas as nações do mundo, e isso o Senhor falou muito antes ao seu amigo Abraão. Agora, já era comprovada a missão de Paulo aos gentios. A PORTA DA FÉ. Houveram dispensações em que Deus deixou todos os povos a vontade para fazer o que bem quisessem. Já na dispensação da lei, era requerido dos filhos de Israel, que eles guardassem a legislação de Moisés. Depois da vinda do Messias de Deus, Jesus Cristo, é requerido dos filhos dos homens que exerçam a fé cristã no nome de Cristo Jesus e em sua perfeita obra de redenção pela sua igreja. E FICARAM ALI NÃO POUCO TEMPO. Não temos como saber quanto tempo os missionários ficaram com a igreja da Antioquia da Síria depois que retornaram da primeira viagem missionária de Paulo, desta vez que Barnabé. Não podemos deixar passar despercebido o quanto Barnabé se comportou como um grande homem de Deus, em que desde o começo ele procurou apoiar e ajudar ao apóstolo Paulo. COM OS DISCÍPULOS. Pelos relatos historiados por Lucas, em quase todos os momentos Paulo assumiu a liderança da missão, sendo, portanto, o pregador oficial da equipe, mas Barnabé em nenhum momento sentiu ciúmes ou inveja por isso. É notório, e precisamos destacar isso, que o cristianismo, agora, tinha dois núcleos, quanto as suas lideranças, que era o primeiro em Jerusalém, e o segundo em Antioquia da Síria. Estes discípulos dizem respeito a todos os seguidores de Cristo em Antioquia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...