terça-feira, 8 de junho de 2021

Atos 14:24-26

Atos 14:24-26 - Passando depois por Pisídia, dirigiram-se a Panfília. E, tendo anunciado a palavra em Perge, desceram a Atália. E dali navegaram para Antioquia, de onde tinham sido encomendados à graça de Deus para a obra que já haviam cumprido.
PASSANDO DEPOIS POR PISÍDIA. O escritor começa a fazer uma síntese sobre o caminho de volta dos missionários até chegar à Antioquia da Síria, de onde partiram inicialmente em missão de pregar o evangelho das boas novas. Já no que diz respeito à Pisídia, Essa região ficava em um tabuleiro da Ásia Menor, limitado a leste e a norte pela Licaônia, ao sul pela Panfília e ao norte e oeste pela província da Ásia menor. DIRIGIRAM-SE A PANFÍLIA. No dia de pentecostes haviam pessoas presentes que estavam em Jerusalém vindas da Panfília, que tiveram a oportunidade de ouvirem o evangelho pregado por Pedro, não temos como saber se já existiam igrejas ali. Panfília era uma região muito importante na antiga Ásia, com limites geográficos com o mar Mediterrâneo, Galácia, Cilicia, Capadócia. Esta Panfília era conhecida como Mopsósia. E, TENDO ANUNCIADO A PALAVRA EM PERGE. Mais uma vez os missionários retornaram a Perge para completar os trabalhos de evangelização naquele lugar, e visitando os novos irmãos. Perge era uma localidade que se estendia as margens do rio Cestro, em que contava com um grande teatro, bem como com um enorme estádio esportivo. O povo de Perge era extremamente idólatra, adorando a deusa Artemisa. DESCERAM A ATÁLIA. Segue a rota em que Cruzaram Paulo e Barnabé de Perge para Atália, em que do porto de Perge, numa distancia de quase vinte e seis quilômetros pelo rio Castro abaixo, a fim de encontrarem um navio com destino a Antioquia da Síria, de onde partiram inicialmente na missão. Atualmente essa cidade e chamada Adália, e durante muitos séculos foi o principal porto da costa sul da Ásia Menor. E DALI NAVERARAM PARA ANTIOQUIA. Essa era a Antioquia da Síria, onde os trabalhos de evangelização dos gentios teve início, conforme Atos 11:19, em que os fugitivos de Jerusalém chegaram para pregar o evangelho ali. Foi justamente desta Antioquia que Barnabé e Paulo foram enviados como missionários para fazerem um grande trabalho de evangelização. Agora, estavam de volta com bons resultados. DE ONDE TINHAM SIDO ENCOMENDADOS À GRAÇA DE DEUS. Não temos como saber que tipo de assistência a igreja de Antioquia tinha dado inicialmente aos missionários para que eles pudessem fazer esta tão grande missão. Mas tudo indica que Paulo e Barnabé partiram desta cidade para os campos missionários com um apoio ministerial, o que era suficiente para eles, até porque Paulo não trabalhava na obra por dinheiro. PARA A OBRA A QUE JÁ TINHAM CUMPRIDO. Não há dúvida que os missionários chegaram em Antioquia testemunhando a respeito das maravilhas que Deus tinha feito por intermédio deles. Temos então registrado no livro de Atos dos Apóstolos a primeira viagem missionária de Paulo rumo aos campos missionários dos gentios. Certamente esta obra já realizada produziu para o ministério de Paulo experiência para que durante o resto de sua vida, ele pudesse trabalhar com dedicação na missão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...