sexta-feira, 12 de julho de 2019

Apocalipse 14:14

Apocalipse 14:14 - E olhei, e eis uma nuvem branca, e assentado sobre a nuvem um semelhante ao Filho do homem, que tinha sobre a sua cabeça uma coroa de ouro, e na sua mão uma foice aguda.
E OLHEI. Na visão física, talvez João já tivesse sua vista desgastada pelo tempo, pois ele já era um ancião, quando escreveu o livro do Apocalipse, e naquela época não existia a ciência médica como temos nos dias de hoje, nem se usava óculos como se usa na atualidade. Porem, na visão espiritual, João estava contemplando tudo que lhe era permitido visualizar, por isso é que, depois que ele escreveu este livro, ficou sendo conhecido como “o vidente João”. Suas visões vieram do céu, da parte de Deus.

E EIS UMA NUVEM BRANCA. Quando o Senhor Jesus foi assunto ao céu, Ele também foi visto envolvido em uma nuvem, conforme Atos 1:9 - E, quando dizia isto, vendo-o eles, foi elevado às alturas, e uma nuvem o recebeu, ocultando-o a seus olhos. Já a cor branca, associada a nuvem, nos ensina sobre a santidade das coisas de Deus e de Cristo, bem como da verdade do que estava sendo mostrado ao vidente João.

E ASSENTADO SOBRE A NUVEM. Neste caso, esta nuvem fala sobre a glória de Deus, ele que foi exaltado soberanamente por Deus e que recebeu um nome que é sobre todo o nome, para que ao seu nome se dobre todos os joelhos, dos que estão no céu, na terra e debaixo da terra. E toda língua confesse que Ele é Senhor, para glória de Deus Pai. Esta posição, assentado sobre a nuvem, nos fala sobre a soberania de Cristo.

UM SEMELHANTE AO FILHO DO HOMEM. Este título Filho de homem, é conhecido pela cultura judaico-cristã, como sendo o Messias de Deus, Jesus Cristo, ele que era o Emanuel, Deus entre os homens, mas que se fez carne, e habitou entre nós. Um dos profetas que mais chamava o Messias de Filho de homem foi o profeta Ezequiel. Esta colocação falando sobre Cristo, nos diz que este é o mesmo Jesus que era homem.

QUE TINHA SOBRE A SUA CABEÇA. Essa é uma linguagem figurativa, em que podemos falar sobre o poder de Cristo, sobre o que ele representa no reino de Deus, sobre o que ele também representa para sua igreja e a sua soberania sobre toda a criação de Deus, por isso é que o livro do Apocalipse o apresenta como Alfa e Ômega. Neste caso, “cabeça” fala de governo sobre todos e domínio sobre tudo. Cristo governa no mundo.

UMA COROA DE OURO. Ter uma coroa de outro sobre a cabeça era sinal de poder, de governo, de domínio e de soberania. Antigamente, somente os reis mais poderosos e ricos era quem usava em sua cabeça uma coroa de outro. O fato de ser uma coroa de outro, para os antigos, tinha que ser rei de reis, ou seja, os imperadores, que reinavam sobre sua própria nação, mas que tinha também o domínio sobre outras nações. No caso de Deus, o livro do Apocalipse o chama de Rei dos reis e Senhor dos senhores.

E NA SUA MÃO UMA FOICE AGUDA. Essa figura de linguagem também é figurativa para falar sobre a missão do Rei, que neste caso, fala de guerra, de destruição e principalmente da mortandade que o Rei ira provocar por meio de suas ações. O texto que temos a nossa frente, funciona como introdução da terceira etapa da grande tribulação, em que a humanidade vai passar por coisas nunca vistas antes na história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...