quarta-feira, 3 de julho de 2019

Apocalipse 8:13

Apocalipse 8:13 - E olhei, e ouvi um anjo voar pelo meio do céu, dizendo com grande voz: Ai! ai! ai! dos que habitam sobre a terra! por causa das outras vozes das trombetas dos três anjos que hão de ainda tocar.
E OLHEI, E OUVI UM ANJO. Os dois sentidos bastante usados para receber por parte de João as revelações do conteúdo do livro do Apocalipse foram à visão e também a audição. Quando o vidente diz: E olhei, ele estava vendo tudo que no céu estava se descortinando diante dos seus olhos, como se um filme passasse diante de sua presença, por isso que o escritor fala neste seu livro com tanta convicção dos fatos. Além do mais, João estava também ouvindo de forma muito clara o que se passava.

VOAR PELO MEIO DO CÉU. Os anjos de Deus são seres espirituais dotados de grande poder, em que seus corpos não são iguais aos corpos dos seres humanos, que são atraídos pela força gravitacional da terra. Não sabemos se o anjo se utilizou de asas ou sua própria composição corpórea lhe permitiu voar livremente pelo meio do céu. É possível que este céu referido neste texto pelo escritor seja o céu atmosférico visível.

DIZENDO COM GRANDE VOZ. Geralmente, a voz de um ser vivo é proporcional ao seu tamanho ou poder, que neste caso, se refere à grandeza deste tão elevado ser celestial, em que o vidente João afirma que tinha uma grande voz. Além do mais, podemos conjecturar que João também quis dar a entender que aquele alerta feito pelo anjo, deveria chegar aos quatros cantos da terra, dada a importância do aviso.

AI! AI! AI!. Em grande parte das ocorrências bíblicas, o “ai” é tido como o anuncio de um ou mais juízo sobre os moradores da terra, principalmente contra aqueles que não estão vivendo de acordo com a soberana vontade de Deus. É como se aquele que pronuncia tal julgamento dissesse: Coitados daqueles que terão que passar pelo restante dos toques das outras três trombetas, que ainda restam serem tocadas.

DOS QUE HABETAM SOBRE A TERRA. É bom lembrar que dos judeus, cento e quarenta e quatro mil, dos que foram assinalados, não serão atingidos pelos castigos que serão derramados sobre os moradores da terra. Já dos cristãos que foram também assinalados, em suas testas, recebendo a proteção de Deus, não temos o seu número, exato, mais que João classifica de uma multidão que não se podia contar de tantos.

POR CAUSA DAS OUTRAS VOZES DAS TROMBETAS. Estes que estavam sendo avisados que seriam atingidos com os juízos futuros eram todos aqueles que se renderam diante da pressão do anticristo, e que foram assinalados com o sinal da Besta (666) porque fizeram aliança de fidelidade com o anticristo. O castigo ou juízo viria pelo toque das trombetas da ira de Deus, como acontecimentos da grande tribulação.

DOS TRÊS ANJOS QUE HÃO DE AINDA TOCAR. A escatologia é algo que nós seres humanos não temos como por um ponto final em nossos conceitos. Porem, isso mesmo, não pode ser dito quanto ao que o vidente João estava escrevendo, porque ele estava dentro de uma realidade tão verdadeira, que neste ponto, ele fala como se já estivesse acontecendo. No caso do que João estava vendo e ouvindo, era como se o futuro se antecipasse, e a verdade do destino da terra já estivesse acontecendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...