terça-feira, 9 de julho de 2019

Apocalipse 12:1-2

Apocalipse 12:1-2 - E viu-se um grande sinal no céu: uma mulher vestida do sol, tendo a lua debaixo dos seus pés, e uma coroa de doze estrelas sobre a sua cabeça. E estava grávida, e com dores de parto, e gritava com ânsias de dar à luz.
E VIU-SE UM GRANDE SINAL NO CÉU. Estes dois versículos nos fala a respeito da nação de Israel, tipificada em uma mulher. E viu-se, este é mais um indicativo de uma dos principais canais pela qual João recebeu as revelações do Apocalipse que foi a visão. No céu, este é o lugar de origem das verdades reveladas ao vidente João. Quando ao grande sinal, podemos dizer que, Israel saiu de cena, desde que rejeitou o seu Cristo, mas que nos fins dos tempos ocupará novamente a cena mundial.

UMA MULHER VESTIDA DO SOL. Não temos dúvida que esta mulher representa simbolicamente “a nação de Israel”, que depois da volta de Cristo para arrebatar a sua igreja, voltará novamente a estar no centro dos planos de Deus. Vestida do sol, nos ensina sobre a glória que o povo de Deus vai desfrutar diante do cronograma das realizações do Criador. Já está em ação um plano de repatriação para todos os judeus.

TENDO A LUA DEBAIXO DOS SEUS PÉS. No primeiro versículo, temos um paralelo ao sonho que José filho de Jacó teve, (Gênesis 37:9). Esta simbologia fala a respeito de poder e dominação e importância. Na realidade, esta figura de linguagem, fala do poder que Israel exercerá sobre as demais nações do mundo. Por isso que diz que a lua estava debaixo dos pés da mulher vestida do sol, que é justamente a nação de Israel.

E UMA COROA DE DOZE ESTRELAS. No sonho de José, a interpretação do significado era que José seria mais importante do que seus irmãos. No caso deste texto, que estamos comentando, este simbolismo nos ensina sobre a organização da nação de Israel e suas divisões em tribos. Coroa, fala de honra e de posição, o que nos leva a pensar na importância internacional de Israel, principalmente no governo do Messias.

SOBRE SUA CABEÇA. A cabeça, metaforicamente falando, nos ensina sobre poder, mais também de domínio e governo. Por conta da rejeição que os judeus fizeram do Cristo de Deus, os hebreus vem a mais de dois mil anos pagando um alto preço. Porem, depois de se completar a plenitude dos gentios, que é o tempo da graça de Deus sobre todos os povos, Israel se tornará a nação mais importante do mundo.

E ESTAVA GRÁVIDA, E COM DORES DE PARTO. Quem estava grávida e com dores de parto? A mulher que representa a nação de Israel. Depois do arrebatamento da igreja de Cristo, vai haver uma mudança muito grande na forma como Deus vai agir no mundo, porque entrará em cena um novo tempo. Os judeus conhecem estas profecias, e outras tantas, sobre a importância daquele povo na economia dos planos de Deus.

E GRITAVA COM ÂNSIA DE DAR A LUZ. Depois de se completar o ciclo dos gentios, com o arrebatamento da igreja de Cristo, Israel estará em plena expectativa para assumir seu papel de destaque entre todas as nações do mundo. Um pouco mais a frente iremos comentar sobre o “menino homem” que a mulher deu à luz, e o porquê a mulher estava ansiosa para dar a luz, o mais rápido possível, a este menino. Estas metáforas são de difícil compreensão, mas têm muita importância no agir de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...