terça-feira, 13 de agosto de 2019

Atos 3:22

Atos 3:22 - Porque Moisés disse aos pais: O Senhor vosso Deus levantará de entre vossos irmãos um profeta semelhante a mim; a ele ouvireis em tudo quanto vos disser.
PORQUE MOISÉS DISSE AOS PAIS. Os líderes do cristianismo sabiam das dificuldades que o povo hebreu tinha para acreditar em tudo de novo que estava acontecendo, desde que o Messias se manifestou na terra. Por isso que eles se utilizavam sempre das Escrituras religiosas de Israel, para basearem suas palavras e teses. Neste caso, Pedro estava citando a lei de Moisés como referência, porque havia uma credibilidade muito grande nos seus escritos, por parte dos seguidores do tradicional judaísmo.

O SENHOR VOSSO DEUS. As palavra de Moisés estão escritas em Deuteronômio 18:15,18 - O Senhor teu Deus te levantará um profeta do meio de ti, de teus irmãos, como eu; a ele ouvireis. Eis lhes suscitarei um profeta do meio de seus irmãos, como tu, e porei as minhas palavras na sua boca, e ele lhes falará tudo o que eu lhe ordenar. Essa era uma profecia messiânica que se cumpriu no ministério de Jesus, o Profeta.

LEVANTARÁ DE ENTRE VOSSOS IRMÃOS. Por isso que o evangelho declara que Ele, Jesus, veio para o que era seu (João 1:10). O sobrenome Cristo foi adquirido, porque Jesus era ungido de Deus, ou enviado de Deus. Jesus era da tribo de Judá, por isso que é chamado de Leão da tribo de Judá. Como profeta de Deus, Ele concentrou suas atividades em seu país, pregando a palavra de Deus como nenhum outro aos judeus.

UM PROFETA. Além de ser Rei e Sacerdote eterno segundo a ordem de Melquisedeque, o Senhor Jesus também foi profeta na mais autêntica disposição que se possa designar. Nenhum outro de sua época exerceu com tamanha dignidade tal ofício pregando em essência a verdadeira palavra de Deus entre os filhos dos homens. Além do mais, deixou muitas profecias que tem se cumprido e que irão se cumprir.

SEMELHANTE A MIM. Moisés era tido pelos judeus como o mais autêntico dos profetas daquela nações, em que deixou registrada uma legislação perfeita para o povo de Israel, porque ele era um profeta de Deus. O fundador do judaísmo foi Moisés, assim como Cristo veio a este mundo para ser o fundador do cristianismo, que por meio do evangelho tem a mais perfeita legislação para o novo Israel, a igreja.

A ELE OUVIREIS. Moisés tinha perante os filhos de Israel uma credibilidade irrefutável, por isso que sua legislação passou a ser a lei que regia todas as áreas da vida social, política e religiosa dos judeus. O próprio Moisés deixou registrado que os hebreus, assim como acreditavam nele, Moisés, deveriam acreditar no profeta que Deus levantaria no futuro, Cristo Jesus. Até certo ponto, alguns ouviram, mas não creram.

EM TUDO QUANTO VOS DISSER. Marcos 1:14-15 - E, depois que João foi entregue à prisão, veio Jesus para a Galiléia, pregando o evangelho do reino de Deus. E dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo. Arrependei-vos, e crede no evangelho. Todas as profecias messiânicas estavam se cumprindo na pessoa bendita de Cristo Jesus, por isso que ele pregou: O tempo está cumprido. Jesus era o Messias de Deus, em quem todas as promessas de Deus ao seu povo estavam se cumprindo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...