quinta-feira, 15 de agosto de 2019

Atos 4:16

Atos 4:16 - Dizendo: Que havemos de fazer a estes homens? porque a todos os que habitam em Jerusalém é manifesto que por eles foi feito um sinal notório, e não o podemos negar.
DIZENDO: QUE HAVEREMOS DE FAZER. Fora da reunião os réus, que estavam antes presentes em interrogatório, agora, os membros da Corte tinham que emitirem uma súmula com o resultado da inquirição. A realidade é que se consultassem as leis vigentes naquela Corte, não achariam nenhum mandamento que pudesse apontar a Pedro e a João de terem cometido nenhum crime. Cada um que estava presente, como membro do colegiado, consultava um ao outro, sem saber que decisão tomar.

A ESTES HOMENS? Não há dúvida que o texto se refere de princípio a Pedro e a João, mas que também pode se reportar ao homem que fora curado, porque para os líderes religiosos dos judeus, poderia ser que este caso envolvesse uma fraude, e neste caso, todos os envolvidos seriam penalizados. Não se sabe se o homem que foi curado estava na audiência voluntariamente ou tenha sido intimado pelas autoridades.

PORQUE A TODOS. No dia anterior, de quando aconteceu o fato envolvendo o deficiente, que era paralítico deste o ventre de sua mãe e Pedro e João, todos que estavam presentes no templo de Jerusalém tomaram conhecimento do que tinha ocorrido, até porque, o milagre deve ter acontecido às nove horas da manhã, mas que o discurso de Pedro se estendeu até a noite, dada a repercussão do fato em si.

OS QUE HABITAM EM JERUSALÉM. Porem, o milagre tomou uma proporção tão grande que a notícia não ficou somente entre aqueles que no dia anterior estavam no templo de Jerusalém. Já neste dia seguinte ao prodígio, todos os habitantes de Jerusalém estavam comentando o grande feito. O fato é que aquele homem que fora curado, que já tinha mais de quarenta anos era muito conhecido pelos filhos de Israel.

É MANIFESTO QUE POR ELES. Com a morte de Jesus de Nazaré, houve um certo alívio na mente dos líderes religiosos dos judeus, porque Jesus, por meio dos seus milagres criou um sentimento de ameaça em todos eles. Agora, por meio dos apóstolos, tudo começava de novo. Indo contra Jesus, não deu certo, agora, ir contra os apóstolos de Jesus, também poderia dar errado, e com isso, o povo poderia se revoltar contra eles.

FOI FEITO UM SINAL NOTÓRIO. Este prodígio teve um valor fundamental para o novo círculo de realizações da parte de Deus na vida da igreja, porque determinava a presença marcante do Espírito Santo na terra para dar continuidade à obra de Cristo entre os homens. O que passou a ser realizado pelos representantes de Cristo dava testemunho de que o Senhor Jesus estava vivo e ativo, trabalhando pela sua igreja.

E NÃO PODEMOS NEGAR. O império das trevas se utilizou dos judeus e do império romano para matar a Cristo, e com isso, os inimigos do reino de Deus pensavam que haviam eliminado o cristianismo. No entanto, este e outros fatos que assaram a suceder a partir de então, era a comprovação de que, a nova religião fundada por Cristo estava de pé, pronta a crescer, desenvolver e seguir o caminho do progresso. Os inimigos do reino de Cristo tinham que conviver e reconhecer essa nova realidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...