quarta-feira, 12 de junho de 2019

Romanos 15:20-21

Romanos 15:20-21 - E desta maneira me esforcei por anunciar o evangelho, não onde Cristo foi nomeado, para não edificar sobre fundamento alheio. Antes, como está escrito: Aqueles a quem não foi anunciado, o verão, E os que não ouviram o entenderão.
E DESTA MANEIRA ME ESFORCEI. De acordo com o que está exposto nas páginas do Novo Testamento, Bem como o que é confirmado pela história do cristianismo, depois do Senhor Jesus, nenhum outro se dedicou tanto, quanto o apóstolo Paulo, para cumprir uma significativa missão em prol do reino de Cristo. Paulo se achava devedor à obra de Deus, porque antes de se converter a Cristo, ele foi homem terrível contra a igreja de Cristo, mas que agora, tentava compensar isto com esforço descomunal.

POR ANUNCIAR O EVANGELHO. O escritor desta carta não media esforço para pregar o evangelho das boas novas de Cristo por onde passava, e mesmo enfrentando tremendas dificuldades foi um gigante na obra da evangelização do mundo gentílico de sua época. Pregar o evangelho para Paulo era uma questão de vida ou morte, e ele afirma que, ai dele se não anunciasse o evangelho, porque era sua obrigação.

NÃO ONDE CRISTO FOI NOMEADO. Não há dúvida que o autor se reporta ao país de Israel como um todo. O fato é que Pedro e os demais apóstolos concentraram suas atividades ministeriais entre os seguidores do judaísmo, especialmente em Israel. E Paulo, por um acordo celebrado com as lideranças de Jerusalém, Ele ficou responsável pela pregação do evangelho da incircuncisão, entre todos os povos do mundo.

PARA NÃO EDIFICAR SOBRE FUNDAMENTO ALHEIO. Essa era uma questão de ética ministerial da parte da Paulo, não invadir campos missionários onde se devia pregar o evangelho da circuncisão. Ao que tudo indica, os demais apóstolo não tiveram o mesmo respeito com Paulo, pois não demorou muito até que os cristãos legalistas de Jerusalém começassem a invadir os campos missionários transculturais de Paulo.

ANTES, COMO ESTÁ ESCRITO. O apóstolo dos gentios faz uso de mais uma das citações do Velho Testamento em que o profeta escreveu sobre o tempo futuro da nova dispensação da graça de Deus, que está em Isaías 52:15 - Assim borrifará muitas nações, e os reis fecharão as suas bocas por causa dele; porque aquilo que não lhes foi anunciado verão, e aquilo que eles não ouviram entenderão. “Dele”, fala do Messias.

AQUELES A QUEM NÃO FOI ANUNCIADO, O VERÃO. Em todo o Israel foi anunciado pelos profetas às promessas de Deus quanto ao Emanuel prometido pelo Deus de Abraão, Isaque e Jacó. O próprio Cristo de Deus, que também era Profeta, anunciou o reino de Deus em todo o seu país, bem como os seus apóstolos. Mas foi Paulo quem fez o mais eficaz trabalho de evangelização as demais nações do mundo gentílico.

E OS QUE NÃO OUVIRAM, O ENTENDERÃO. Todas as demais nações do mundo, não tiveram o mesmo privilégio que os filhos de Israel de ouvirem pessoalmente o próprio Messias de Deus. No entanto, depois de implantada a nova dispensação da graça de Deus, isso com a morte de Cristo, sua ressurreição dos mortos e assunção aos mais altos céus. Agora, os gentios estavam compreendendo os planos de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...