sábado, 3 de agosto de 2019

Atos 2:14

Atos 2:14 - Pedro, porém, pondo-se em pé com os onze, levantou a sua voz, e disse-lhes: Homens judeus, e todos os que habitais em Jerusalém, seja-vos isto notório, e escutai as minhas palavras.
PEDRO, POREM. A igreja remida de Cristo começava a dar seus primeiros passos, agora sem o grande líder e fundador do cristianismo, o Senhor Jesus Cristo. Já no capítulo primeiro deste livro, Pedro já havia se destacado como líder dos discípulos de Cristo (Atos 1:15). Agora, novamente ele se posiciona outras vez, como representante do grupo dos doze, e como porta voz da igreja de Cristo. Quem não muito tempo antes negara a Cristo por três vezes, agora enfrenta a multidão de cabeça erguida.

PONDO-SE EM PÉ COM OS ONZE. A reunião no Cenáculo contava com a presença de cento e vinte discípulos de Cristo, entre eles estavam os doze apóstolo, contando agora com Ananias, em lugar de Judas Iscariotes, aquele que traiu a Cristo. Todos os doze se puseram de pé, juntamente com Pedro, numa demonstração de apoio ao novo líder do rebanho cristão. Mas na realidade foi Pedro quem falou para a multidão.

LEVANTOU A VOZ, E DISSE-LHES. Há quem diga, até por alguns fatos que aconteceram com Pedro, que antes ele ainda não era convertido de verdade. Mas que agora, depois de ver a Cristo ressurrecto e ver a assunção de Cristo aos céus, Pedro se convertera de verdade. Cheio do Espírito Santo, bem como de coragem e ousadia, agora, este homem de Deus fazia seu grande primeiro discurso como pregador do evangelho.

HOMENS JUDEUS. Essa colocação feita por Pedro nos ensina que ele se dirigia, não aos israelitas por nacionalidade, porque haviam no local, estrangeiros também, mas o pregador se dirigia aos seguidores do tradicional judaísmo. Neste instante, Pedro assume pela primeira vez o papel de pregador do evangelho da circuncisão, que era o evangelho pregado para os seguidores da religião oficial de Israel, o judaísmo.

E TODOS QUE HABITAIS EM JERUSALÉM. Agora, Pedro levanta sua voz, não somente para quem estava presente no local onde ficava o Cenáculo, mas ele se dirige a todos os moradores da capital de Israel, que era Jerusalém. Não se sabe se todos os habitantes de Jerusalém, diante da repercussão deste evento do dia de Pentecostes vieram ter com os apóstolos, ou se Pedro falou em alta voz para todos lhe ouvirem.

SEJA-VOS ISSO NOTÓRIO. Pedro começa seu discurso chamando atenção não para se mesmo, mas para o que estava acontecendo naquele momento, em que um fato tão importante cativou a presença de milhares de pessoas em volta do Cenáculo. O derramamento do Espírito Santo sobre a igreja de Cristo era algo que iria marcar a história do mundo, porque a partir daquele dia, milhares de pessoas se converteriam.

E ESCUTAI AS MINHAS PALAVRAS. A voz era realmente de Pedro, mas a mensagem que seria pregado por meio de suas palavras era do Espírito Santo. Os pregadores de todos os tempos precisam depender completamente do Espírito de Deus, ele que dá a inspiração na pregação, para transmitirem grandes e impactantes mensagens. O que o pregador mais precisava neste momento era da atenção de quem estava ao alcance de sua voz. O Espírito de Deus se utiliza da atenção das pessoas para convencê-las.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...