sábado, 3 de agosto de 2019

Atos 2:12-13

Atos 2:12-13 - E todos se maravilhavam e estavam suspensos, dizendo uns para os outros: Que quer isto dizer? E outros, zombando, diziam: Estão cheios de mosto.
E TODOS. Não se sabe a quantidade de pessoas que estavam presentes ao redor do Cenáculo, mas tudo indica que eram milhares de pessoas, que ouviam as pregações feitas pelos discípulos de Cristo. A mensagem que estava sendo pregada naquele lugar, cada um dos pregadores falando em idiomas estrangeiros, conforme os povos que estavam presentes, era impactante, palavras poderosas que não ficavam simplesmente nos ouvidos das pessoas, mas penetravam as profundezas da alma.

SE MARAVILHAVAM. O escritor já falou sobre o modo em que as pessoas estavam maravilhadas em Atos 2:7-5 - E todos pasmavam e se maravilhavam, dizendo uns aos outros: Pois quê! não são galileus todos esses homens que estão falando? Como, pois, os ouvimos, cada um, na nossa própria língua em que somos nascidos? Este era um momento em que os ouvintes do evangelho compreendiam as maravilhas de Deus.

E ESTAVAM SUSPENSOS. Houve na realidade, uma comoção assustadora por parte de muitos, por tudo aquilo que estavam ouvindo e vendo, porque pessoas simples da Galileia, que não tinham nem mesmo profundidade no aramaico, mas que com perfeição falavam outros tantos idiomas estrangeiros, tantos quanto haviam de pessoas de outros países para ouvirem as boas novas do evangelho de Cristo Jesus.

DIZENDO UNS PARA OS OUTROS. O acontecimento foi tão impactante, que a grande maioria estava como que em êxtase, admirados e cheios de espanto, por verem que algo sobrenatural estava se dando naquele lugar. Era perceptível que um novo movimento religioso estava dando o seu ponta pé inicial, o que ficava evidente, com as pregações cheias de autoridade que os homens simples da Galileia falavam de Cristo.

QUE QUER ISTO DIZER? O Cristo de Deus veio a este mundo justamente para mudar todas as coisas, principalmente no que diz respeito ao agir de Deus na vida das pessoas. Um novo tempo se despontava diante de novos acontecimentos, que neste momento se constituía de novidade. Os pentecostais mais fervorosos afirmam que neste momento importante do cristianismo é que surgiu a igreja transcultural em outros países fora de Israel e da Palestina, em que muitos povos foram alcançados.

E OUTROS, ZOMBANDO. Esse segundo grupo que estava desnorteado com o que estava ocorrendo naquele lugar, ficam espantados que os fatos, e começavam a comentarem negativamente contra os cristãos. É natural que nem todos acreditam nas coisas de Deus, seja porque elas são coisas que fogem da lógica humana, seja porque em muitos casos as pessoas não programadas pelo mundo a serem incrédulas mesmo.

DIZIAM: ESTÃO CHEIOS DE MOSTOS. Era mais que natural que forças opostas se levantassem contra a igreja de Cristo. Ainda na época em que o Messias de Deus estava entre os homens, os judeus foram usados pelo inimigo na tentativa de frustrar o de Deus, bem como o império político de Roma foi o canal do diabo para matar o Filho de Deus. Não era diferente neste momento, com a igreja de Cristo, o inimigo se utilizava de muitos para escarnecer e dizer que os pregadores estavam era bêbados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...