sábado, 3 de agosto de 2019

Atos 2:18-19

Atos 2:18-19 - E também do meu Espírito derramarei sobre os meus servos e as minhas servas naqueles dias, e profetizarão. E farei aparecer prodígios em cima, no céu; E sinais em baixo na terra, Sangue, fogo e vapor de fumaça.
E TAMBÉM DO MEU ESPÍRITO. Pedro fala neste momento sobre a fusão do Espírito Santo em plenitude sobre o novo Israel, que é a igreja remida de Cristo Jesus. Jesus falou em João 16:7 - Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei. A chegada do Espírito Santo foi fundamental, no sentido de dar continuidade a obra de Cristo, quanto a sua igreja, porque é o Espírito Santo quem chama os remidos.

DERRAMAREI SOBRE. O Espírito Santo convence o homem natural, conforme João 16:8 - E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo. Mas somente os verdadeiros discípulos ou seguidores de Cristo é que podem receber o derramamento do Espírito de Deus sobre a sua vida. O verbo “derramar” expressa uma ação de cima para baixo, e isso nos ensina que o Espírito Santo vem do céu de Deus.

MEUS SERVOS E AS MINHAS SERVAS. Essa colocação feita pelo Dr. Lucas deixa bem clara de quem está apto a receber o derramamento de Espírito Santo em sua vida, que são os servos e servas de Cristo. Ser um servo ou serva de Deus é alguém que não faz mais o que o mundo oferece, nem faz a sua própria vontade, porem, dentro do possível busca fazer a vontade de Deus. A promessa é para homens e mulheres.

NAQUELES DIAS, E PROFETIZARÃO. O dia de Pentecostes foi um dia especial, porque foi marcado como o ponta pé inicial da nova dispensação do Espírito de Deus sobre a terra. Mas o texto fala de dias no plural, porque esta dispensação é correspondente a um tempo indefinido. Antes da vida do Messias, o ministério profético esteve adormecido por um bom tempo, mas agora, seria posto em prática pelo Espírito Santo.

E FAREI APARECER PRODÍGIOS EM CIMA, NO CÉU. Versículos anteriores falam do tempo da nova dispensação da graça de Deus até o arrebatamento da igreja de Cristo. Mas os versículos dezanove e vinte, nos fala a respeito do tempo do dia do Senhor, que também é conhecido como o período da grande tribulação. Por isso que o profeta Joel já falava sobre as providências que viviam da parte de cima do céu, os juízos.

E SINAIS EM BAIXO NA TERRA. Já estes sinais embaixo na terra falam a respeito dos efeitos devastadores dos castigos de Deus que irão atingir os moradores da terra. Estes dois versículos também são considerados apocalípticos, porque eles retratam coisas que sucederão durante o tempo próprio da grande tribulação. As coisas mais terríveis que se possam imaginar é justamente o que vai acontecer contra os moradores da terra.

SANGUE, FOGO E VAPOR DE FUMAÇA. O sangue, neste caso, fala a respeito de bilhões de mortos que acontecerá, como vingança de Deus contra os seus inimigos. Esta é de fato uma previsão catastrófica sobre inúmeras guerras que haverá no tempo do fim. O fogo será na realidade um dos elementos da ira de Deus contra o anticristo e seus seguidores, o Apocalipse fala a sobre o aquecimento global com labaredas de fogo. O vapor de fumaça nos explica sobre a combustão da terra sendo abrasada com fogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...