sábado, 3 de agosto de 2019

Atos 2:10-11

Atos 2:10-11 - E Frígia e Panfília, Egito e partes da Líbia, junto a Cirene, e forasteiros romanos, tanto judeus como prosélitos. Cretenses e árabes, todos nós temos ouvido em nossas próprias línguas falar das grandezas de Deus.
E FRÍGIA E PANFÍLIA. O Dr. Lucas continua falando de localidades, nações, reinos e povos onde os judeus se encontravam como fugitivos ou refugiados, por conta do domínio romano. Frígia era um país cravado na Ásia, composto de importantes e conhecidas cidades tais como: Laodiceia, Hierápolis, Colossos e etc. Panfília, era uma nação muito importante na antiga Ásia, com limites geográficos com o mar Mediterrâneo, Galácia, Cilicia, Capadócia, Panfília era conhecida como Mopsósia.

EGITO E PARTE DA LÍBIA, JUNTO A CIRENE. O Egito ficou sendo bastante conhecido pela história da libertação do povo de Israel. É um grande país que faz parte do continente africano, tendo limites com a Etiópia, com Líbia, mar Mediterrâneo e o deserto da Arábia. A Líbia era uma região desértica da África, durante o domínio do império político de Roma tinha como capital, Cirene, por isso que o Dr. Lucas cita.

E FORASTEIROS ROMANOS. Essa é uma designação para falar sobre todos aqueles que tiveram que buscar refúgio em outros países por conta das perseguições que tiveram de enfrentar das autoridades romanas. Como também fala a respeito de todos aqueles que não aceitavam que os judeus fossem dominados pelos romanos, assim sendo fugiam para outros países em busca de liberdade ou em busca de vida melhor.

TANTO JUDEUS COMO PROSÉLITOS. Neste caso, o escritor fala dos forasteiros romanos, que eram judeus de verdade, e que seguiam ao tradicional judaísmo, e por isso estavam presentes na festa de Pentecostes. Mas ao mesmo tempo, o Dr. Lucas também fala dos prosélitos do judaísmo que eram justamente aquelas pessoas que não eram descendentes de Abraão, Isaque e Jacó, mas que seguiam a religião de Israel.

CRETENSES E ÁRABES. Quando o escritor deste livro se refere a cretenses ele está de fato se referindo aos cidadãos de Creta, que é uma das mais populosas ilhas da Grécia, sendo a quinta maior do mar Mediterrâneo. Já quanto aos árabes, eram os judeus que moravam na Arábia. A Arábia é uma península no sudoeste da Ásia, que fica situada ao nordeste da África. Tem uma perspectiva geológica considerada como um subcontinente asiático. É uma região majoritariamente de clima desértico e quente.

TODOS NÓS TEMOS OUVIDO EM NOSSA PRÓPRIA LÍNGUA. Neste ponto, o escritor fala do que ele escreveu em Atos 2:6,8 - E, quando aquele som ocorreu, ajuntou-se uma multidão, e estava confusa, porque cada um os ouvia falar na sua própria língua. Como, pois, os ouvimos, cada um, na nossa própria língua em que somos nascidos?

FALAR DAS GRANDEZAS DE DEUS. Por que os discípulos de falavam em línguas estrangeiras? Porque este foi um momento em que a igreja de Cristo dava o seu ponta pé inicial de evangelização de todo o mundo. Até então, o evangelho vinha sendo pregado apenas no país de Israel com maior potencialidade, mas isso mudou a partir deste dia, uma vez que, os que creram no evangelho passaram a falar das boas novas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...