segunda-feira, 5 de agosto de 2019

Atos 2:22

Atos 2:22 - Homens israelitas, escutai estas palavras: A Jesus Nazareno, homem aprovado por Deus entre vós com maravilhas, prodígios e sinais, que Deus por ele fez no meio de vós, como vós mesmos bem sabeis.
HOMEM ISRAELITAS, ESCUTAI ESTAS PALAVRAS. Depois de fazer uma introdução em seu discurso falando sobre o que estava acontecendo no dia de Pentecostes. Agora, Pedro se volta para seus conterrâneos, os judeus, por isso que ele fala em Israelitas, uma vez que, desta forma, ele incluía Judéia e também Galiléia. O pregador chama a atenção dos seus ouvintes para suas palavras, não para si mesmo, porque este discurso de Pedro iria alavancar uma obra grande de transformação de vidas.

A JESUS NAZARENO. Porque Jesus é chamado por Pedro de Nazareno? A resposta é que Jesus viveu a maior parte de sua vida justamente nesta pequena aldeia da Galileia. Alguns chamam de cidade, porem, por ser um pequeno povoado, com características rurais, que nem é citada no Velho Testamento, nem tão pouco comentada pelos historiadores. No entanto, depois de Jesus ela ficou bem conhecida em todo o mundo.

HOMEM APROVADO POR DEUS ENTRE VÓS. Jesus veio a este mundo para executar a perfeita vontade de Deus, por isso que temos a certeza que ele guardou as leis de Deus em tudo que se possa pensar. Por isso que em tudo foi aprovado por Deus em tudo que fazia a falava, e o Pai deu total apoio ao seu ministério, realizando por seu intermédio maravilhas como nem um outro em toda a história de Israel e do mundo.

COM MARAVILHAS, PRODÍGIOS E SINAIS. As maravilhas realizadas pelo Senhor Jesus foram as mais reais manifestações de grandes coisas sobrenaturais, ao ponto das pessoas ficarem admiradas do seu grande poder. Seus prodígios foram feitos extraordinários de ajuda ao seu próximo, porque tudo que ele fazia era em amor ao próximo. Seus sinais faram demonstrações poderosas de que ele era o Messias.

QUE DEUS POR ELE FEZ. Nicodemos ao se deparar com Jesus reconheceu que Deus fazia maravilha por meio de Cristo Jesus. João 3:2 - Este foi ter de noite com Jesus, e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele. Por isso que Pedro disse que Jesus foi um homem aprovado por Deus, porque o Pai fazia obras grandes por Cristo.

NO MEIO DE VÓS. O Senhor Jesus concentrou suas atividades no seu país de Israel, e em grande parte na Judeia e particularmente em Jerusalém, que era a cidade mais importante dos judeus. O evangelho declara que ele veio para o que era seu (João 1:11), e como judeus que era, da tribo de Judá, fez tantas maravilhas que se fosse registrar em livros, nem mesmo no mundo todo se caberia tantos livros escritos.

COMO VÓS MESMOS BEM SABEIS. A vida do Senhor Jesus Cristo foi um livro aberto diante da sociedade judaica, porque ele tudo fazia em demonstração de que era o Messias prometido por Deus, de acordo com as profecias do Velho Testamento. Certamente, muitos dos que estavam presentes neste momento, no entorno do Cenáculo, foram beneficiados com os milagres, prodígios e sinais que o Filho de Deus realizou. O ministério de Cristo se tornou tão poderoso, que por inveja o mataram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...