terça-feira, 6 de agosto de 2019

Atos 2:34-35

Atos 2:34-35 - Porque Davi não subiu aos céus, mas ele próprio diz: Disse o SENHOR ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita. Até que ponha os teus inimigos por escabelo de teus pés.
PORQUE DAVI. Pedro volta a citar o rei Davi, como testemunha de que Jesus de Nazaré era o Messias de Deus, em cumprimento a antigas profecias da literatura religiosa dos hebreus. O fato do pregador falar em uma das principais e mais respeitadas das personagens da história de Israel, conferia autoridade as suas palavras, porque haveria uma boa receptividade a sua mensagem. No caso de Davi, praticamente todos os seguidores do judaísmo acreditavam que o Messias viria dele.

NÃO SUBIU AO CÉU. Na época em que viveu o rei Davi, a crença comum dos judeus era de que, haveria vida eterna, mas que, antes da vinda do Messias, os justos eram levados pelos anjos de Deus para o seio de Abraão. Assim sendo, o rei Davi, ao partir desta vida para a outra, por meio da morte física, ele não subiu ao céu, como bem afirma Pedro em sua fala, mas por ser um homem de Deus foi para o seio de Abraão.

MAS ELE PRÓPRIO DIZ. Não sabemos até que ponto Pedro era conhecedor das Sagradas Escrituras dos hebreus, todavia, podemos dizer que, ele usado pelo Espirito Santo, citou o Salmos 110:1 - Disse o Senhor ao meu Senhor: Assenta-te à minha mão direita, até que ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés. Quando fazemos um estudo criterioso do Novo Testamento apreendemos que ele tem sua base no Velho.

DISSE O SENHOR AO MEU SENHOR. Quem foi que disse? O primeiro Senhor citado por Davi e confirmado por Pedro em sua pregação e escrito pelo Dr. Lucas neste texto, é o Deus Todo-poderoso, aquele que reina e governa sobre tudo e sobre todos. Já o segundo Senhor que é descrito neste texto, fala a respeito de Cristo Jesus, Ele que já na época de Davi, ou seja, na sua eternidade passada já era Chamado de Senhor e Rei.

ASSENTA-TE A MINHA DIREITA. Estêvão teve esta visão de Cristo assentado a destra de Deus, Atos 7:55-56 - Mas ele, estando cheio do Espírito Santo, fixando os olhos no céu, viu a glória de Deus, e Jesus, que estava à direita de Deus. E disse: Eis que vejo os céus abertos, e o Filho do homem, que está em pé à mão direita de Deus. E o a apóstolo dos gentios, Paulo escreveu sobre isso em sua carta aos (Romanos 8:34).

ATÉ QUE PONHAS OS TEUS INIMIGOS. Paulo escreveu sobre isso em 1 Coríntios 15:24-25,27 - Depois virá o fim, quando tiver entregado o reino a Deus, ao Pai, e quando houver aniquilado todo o império, e toda a potestade e força. Porque convém que reine até que haja posto a todos os inimigos debaixo de seus pés. Porque todas as coisas sujeitou debaixo de seus pés. Mas, quando diz que todas as coisas lhe estão sujeitas, claro está que se excetua aquele que lhe sujeitou todas as coisas.

POR ESCABELO DOS TEUS PÉS. Colossenses 2:9-10-15 - Porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade. E estais perfeitos nele, que é a cabeça de todo o principado e potestade. E, despojando os principados e potestades, os expôs publicamente e deles triunfou em si mesmo. Essa colocação feita pelo salmista era um ditado popular que expressava a humilhação dos inimigos debaixo dos pés.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...