terça-feira, 6 de agosto de 2019

Atos 2:36

Atos 2:36 - Saiba, pois, com certeza toda a casa de Israel que a esse Jesus, a quem vós crucificastes, Deus o fez Senhor e Cristo.
SAIBA, POIS, COM CERTEZA. Percebe-se o quanto um homem transformado pelo poder do Espírito Santo é corajoso naquilo que faz e fala em prol do reino de Deus, com este exemplo de Pedro. Não muitos dias antes deste momento, Pedro havia negado por três vezes a Cristo, depois da morte do Senhor Jesus, juntamente com os demais apóstolos abandonou a missão, voltando a ser pescador, mas que cheio do Espírito de Deus, agora, falava com ousadia para os judeus, seus conterrâneos.

TODA A CASA DE ISRAEL. Essa é uma expressão utilizada pelo pregador, Pedro, para se dirigir a todas as famílias do povo de Israel, aqueles que eram descendentes de Abraão, Isaque e Jacó. Na realidade, desde a comemoração da Páscoa, cinquenta dias antes, e durante a festa das semanas, que os judeus, vindos de todas as partes do mundo, estavam reunidos em Jerusalém, e era justamente para eles que Pedro falava.

QUE A ESTE JESUS. Foram três anos e meio aproximadamente que o Filho de Deus passou exercendo seu ministério em todo o país de Israel. De forma que, a título de momento, de quando Pedro pregava este discurso, todos sabiam quem era Jesus de Nazaré. O nome Jesus é uma transliteração do nome de Josué, e tem como significado: Aquele que veio para salvar o seu povo dos seus pecados, conforme (Mateus 2:21).

A QUEM VÓS CRUCIFICASTES. Por inveja é que os judeus haviam deliberado a perseguir, prender e crucificar o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Certamente, Pedro em suas palavras, ainda que indiretamente, aponta para as lideranças religiosas e políticas do povo judeu, eles que instigaram o povo a que se levantassem contra o homem Jesus de Nazaré, Ele que só fez o bem a todos de Israel.

DEUS O FEZ. As palavras de Pedro estavam de acordo com o que escreveu Paulo em Filipenses 2:9-11 - Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome. Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra. E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai. Enquanto os líderes de Israel buscaram humilhar o Cristo de Deus, o Todo-poderoso, fez de Jesus Senhor de tudo e de todos.

SENHOR. Já era previsto nas Sagradas Escrituras que o Messias de Deus seria “Senhor”, uma vez que, ele seria da descendência de Davi, e como tal seria Rei de reis, (2 Samuel 7:12-14). O profeta Daniel também profetizou sobre o Senhorio do Messias de Deus, com um governo sempiterno (Daniel 7:14). Apocalipse 19:16 - E no manto e na sua coxa tem escrito este nome: Rei dos reis, e Senhor dos senhores. Deus o fez Senhor.

E CRISTO. Falar sobre Cristo é dizer que Jesus de Nazaré efetivamente era ungido por Deus como sendo: O mais autêntico dos profetas que a terra já teve (Deuteronômio 18:15). É dizer que Jesus, o Cristo era o rei da descendência de Davi, (Mateus 1:1). É dizer que Cristo foi enviado como sendo o Sacerdote eterno segundo a ordem de Melquisedeque, (Salmos 110:4). O sobrenome Cristo nos fala da missão e de todos os significados que representa o Messias de Deus, ou Emanuel, que diz: Deus conosco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...