terça-feira, 6 de agosto de 2019

Atos 2:37

Atos 2:37 - E, ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração, e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, homens irmãos?
E OUVINDO ELES ISTO. Deus preparou o ambiente em que milhares de Pessoas se reunirão em torno dos que estavam no Cenáculo, cheios do Espírito Santo, em que eles ouviram atentamente ao que Pedro estava pregando com poder e autoridade do Espírito de Deus. O que eles ouviram da parte do pregador? Pedro não aliviou o discurso, nem poupou os judeus de uma acusação que foi um impacto em seus corações, quando o apóstolo disse que eles haviam prendido, e matado um inocente.

COMPUNGIRAM-SE. As palavras de Pedro não caíram no espaço vazio nem ficaram soltas ao vento, mas o Espírito Santo de Deus fazia com que a pregação de Pedro penetrasse no mais íntimo do ser de cada um que estava naquele lugar. Os ouvintes do evangelho foram profundamente tocados com as boas novas do evangelho da libertação, em que o resultado foi um sentimento geral de culpa e arrependimento.

EM SEUS CORAÇÕES. Quem prega o verdadeiro evangelho de Cristo, não deve se preocupar se sua mensagem vai ter ou não efeito na vida dos seus ouvintes, porque na verdade não é simplesmente a voz do pregador do evangelho, mas a mensagem autêntica sobre Cristo penetra na alma de quem a ouve. Esta colocação feita pelo escritor de Atos dos Apóstolos fala não de um órgão de carne, mas fala sim da alma.

E PERGUNTARAM A PEDRO. Aqueles que foram tocados pelo poder transformador do evangelho da graça de Deus, não se contentaram simplesmente em ouvirem o sermão de Pedro, mas foram impulsionados a se dirigirem ao pregador para saberem mais do que fazerem depois daquele momento. Certamente o pregador se sentiu feliz e fortalecido por ter sido um mensageiro da parte de Deus, isso pelo Espírito Santo. O poder do Espírito de Deus foi tão grande na pregação da palavra que teve resultado.

E AOS DEMAIS APÓSTOLOS. Mas, não foi somente Pedro que se tornou útil naquele momento, porem, todos os demais apóstolos de Cristo foram procurados para darem uma resposta favorável aos ouvintes do evangelho das boas novas. Não foi somente Pedro que recebeu poder do Espírito Santo para ser útil ao reino de Deus, mas os demais apóstolos do Senhor Jesus estavam agora preparados para fazerem a obra.

QUE FAREMOS. Não há dúvida que todos aqueles que foram tocados pelo poder do evangelho eram seguidores do tradicional judaísmo de Israel. Todavia, eles sentiram neste momento que precisavam de uma orientação correta, no sentido de receberem em seus corações, o mesmo Cristo que havia chamado os apóstolos e demais discípulos de Cristo. Os ouvintes do evangelho tomaram a atitude correta. Sentiram na própria alma que eram também culpados pela morte de um inocente, Cristo Jesus.

HOMENS IRMÃOS. Os apóstolos de Cristo, senão todos, mas a maioria era da Galileia, o que fazia com que os moradores da Judeia os tratassem com desdém, o que não aconteceu neste momento. As diferenças geográficas agora foram desconsideradas, pelo fato dos judeus chamarem os galileus de homens irmãos. Até nisto se percebe que Cristo foi motivo de reconciliação, unindo a todos no reino de Deus e do amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...